IATA e OACI Reforçam Parceria para Padrões Globais no Transporte Aéreo de Mercadorias Perigosas

A Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) e a Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) anunciaram a expansão de sua cooperação de longa data para a definição e implementação de padrões globais no transporte aéreo seguro de mercadorias perigosas. O acordo foi formalizado no escritório da IATA em Genebra, durante a visita de Juan Carlos Salazar, secretário geral da OACI, onde discutiram os futuros esforços colaborativos.

Desde 1956, a IATA tem liderado com orientações e padrões para o transporte de carga perigosa em aeronaves, sendo esta prática continuamente atualizada. Em janeiro de 1984, a OACI estabeleceu uma abordagem mais formal e regulatória com a implementação do Anexo 18, descrevendo os princípios gerais para o transporte internacional de cargas perigosas. As "Instruções Técnicas para o Transporte Seguro de Artigos Perigosos por Via Aérea" expandem essas disposições e contêm todas as instruções detalhadas essenciais para o transporte seguro global.

A IATA, em colaboração com a indústria da aviação, desenvolve ferramentas práticas e recomendações operacionais com base nas Instruções Técnicas da OACI. Publicadas como "Regulamentos para o Transporte Aéreo de Carga Perigosa," essas diretrizes estabelecem padrões globais para toda a cadeia de valor, incluindo fabricantes, despachantes, companhias aéreas, embarcadores e equipes de manuseio de carga em terra.

Willie Walsh, diretor geral da IATA, afirmou: "O transporte seguro de mercadorias perigosas tornou-se uma prática comum devido à adesão rigorosa aos padrões globais. Este acordo garante que essas práticas continuem em conformidade com os mais altos padrões globais. A IATA continuará a colaborar com os principais interessados para manter uma abordagem global e prática no transporte regulamentado de mercadorias perigosas, promovendo cadeias de abastecimento eficientes e robustas, sempre mantendo a segurança como prioridade número um na aviação."



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.