IATA anuncia crescimento exponencial na produção de Combustível Sustentável de Aviação (SAF) no Brasil

Crescem, mas ainda faltam oportunidades

A Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) divulgou estimativas impressionantes sobre a produção de Combustível Sustentável de Aviação (SAF) no Brasil. Em 2023, os volumes de SAF atingiram a marca de mais de 600 milhões de litros, dobrando a produção de 2022. Representando 3% de todos os combustíveis renováveis, o SAF se destaca, impulsionando a aviação em direção a práticas mais sustentáveis.

No ano de 2024, as projeções indicam uma triplicação na produção, atingindo 1,875 bilhões de litros, abarcando 6% da capacidade total de combustíveis renováveis. Willie Walsh, Diretor Geral da IATA, destaca a necessidade de um compromisso mais robusto: "A aviação precisa de 25% a 30% da capacidade de produção de combustíveis renováveis alocada para o SAF. Até que esses níveis sejam alcançados, continuaremos perdendo grandes oportunidades para avançar na descarbonização da aviação."

Resultados da CAAF/3: Rumo a uma Aviação Sustentável

Os resultados da 3ª Conferência sobre Combustíveis Alternativos para a Aviação (CAAF/3), promovida pela OACI, delinearam uma meta ambiciosa: uma redução de 5% na quantidade de carbono nos combustíveis de aviação até 2030. Para atingir essa meta, serão necessários cerca de 17,5 bilhões de litros de SAF. Walsh destaca a importância das políticas governamentais para impulsionar o aumento exponencial na produção de SAF.

Desafios e Oportunidades: A Demanda por SAF em Ascensão

Embora a demanda por SAF seja evidente, com 43 companhias aéreas comprometendo-se a usar 16,25 bilhões de litros em 2030, o desafio está em aumentar o fornecimento para atender a essa crescente demanda. Projeções indicam a produção de mais de 78 bilhões de litros de combustíveis renováveis em 2029, sendo crucial a atribuição de 25-30% dessa produção para o SAF.

Objetivos das Políticas: Incentivando o Crescimento Sustentável

A IATA destaca a necessidade de políticas que acelerem investimentos em SAF por empresas tradicionais de petróleo, garantam incentivos à produção de combustíveis renováveis e promovam a diversificação regional de matérias-primas. A pesquisa recente da IATA revela que 86% dos passageiros apoiam incentivos governamentais para acesso ao SAF pelas companhias aéreas.

A aviação está no caminho certo para um futuro mais sustentável, mas o compromisso governamental e a colaboração global são essenciais para acelerar a transição para práticas mais ecológicas na indústria aérea.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.