Brado obtém certificação ABR-LOG para terminais retroportuários de algodão

A Brado conquistou recentemente a certificação do programa Algodão Brasileiro Responsável para Terminais Retroportuários de Algodão, conhecido como ABR-LOG. Esta certificação é uma iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), em colaboração com a Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea) e faz parte do âmbito do programa Cotton Brazil. O programa Cotton Brazil tem como objetivo promover a fibra brasileira no mercado internacional e é resultado da parceria entre a Abrapa, Anea e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Assim como o ABR, que se concentra na certificação das fazendas produtoras de algodão, e o ABR-UBA, que abrange as Unidades de Beneficiamento de Algodão, o ABR-LOG também é um programa de certificação socioambiental. Ele coloca ênfase adicional na qualidade das operações de estufagem de contêineres, abrangendo desde o recebimento dos fardos até o armazenamento e o embarque. O objetivo do ABR-LOG é contribuir para a melhoria de todo o processo de exportação do algodão, assegurando a eficiência e preservando a integridade dos fardos até o destino.

De acordo com Sheila Minski, Gerente Executiva de Gente, ESG e Compliance da Brado, a certificação desempenha um papel significativo na elevação do padrão de qualidade do algodão brasileiro e na percepção do mercado internacional sobre essa qualidade, tanto em relação ao produto em si quanto às boas práticas socioambientais. Sheila afirma: 'Para a Brado, essa certificação reconhece o trabalho dedicado que desenvolvemos nos últimos anos em Mato Grosso e chega em um momento crucial, à medida que iniciamos uma nova operação na Ferrovia Norte-Sul, transportando algodão da Bahia e de Goiás.'

O ABR-LOG fecha o ciclo de certificação do algodão brasileiro, garantindo boas práticas socioambientais desde o cultivo nas fazendas até as unidades de beneficiamento e terminais retroportuários. Essa certificação contribui para a melhoria de todo o processo de exportação do algodão, garantindo eficiência e preservando a integridade dos fardos até o destino.

Sheila Minski também destacou o compromisso da Brado com a qualidade do algodão brasileiro, afirmando que a certificação é um passo importante para elevar a imagem do algodão do Brasil no cenário internacional. Ela menciona o início de uma nova operação na Ferrovia Norte-Sul, que transportará algodão da Bahia e de Goiás, como uma conquista significativa.

Alexandre Schenkel, presidente da Abrapa, elogia a adesão da Brado ao ABR-LOG e ressalta o comprometimento de toda a cadeia produtiva do algodão com a responsabilidade social, ambiental e com a qualidade do produto. A certificação da Brado representa um avanço importante para a consolidação do algodão brasileiro como um player de relevância no mercado internacional.

A certificação ABR-LOG foi obtida pela Brado após uma auditoria da Control Union em seu terminal dedicado ao algodão em Rondonópolis (MT) em outubro de 2023. A auditoria avaliou aspectos relacionados ao trabalho, incluindo a proibição de trabalho infantil e trabalho análogo ao escravo, segurança e saúde ocupacional, liberdade de associação sindical e a regularidade dos contratos de trabalho. A empresa obteve 100% de aprovação em todos os critérios. Além disso, foram verificados o desempenho ambiental e boas práticas para garantir a qualidade do algodão, como a realização de checklist na chegada dos caminhões e a limpeza dos contêineres.

A Brado, em 2022, expandiu seu armazém dedicado à pluma de algodão em Rondonópolis, instalando duas pontes rolantes para agilizar o descarregamento dos fardos de algodão dos caminhões e reduzir o tempo necessário. Este ano, uma terceira ponte rolante foi adicionada ao armazém, que possui 8,2 mil metros quadrados. Após o descarregamento com essa nova tecnologia, os fardos de algodão são estufados em contêineres e transportados por trem até o Porto de Santos.

O protocolo do ABR-LOG é composto por oito critérios: Contrato de Trabalho, Proibição de Trabalho Infantil, Proibição de Trabalho Análogo ao Escravo, Liberdade de Associação Sindical, Proibição de Discriminação de Pessoas, Segurança, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente do Trabalho, Desempenho Ambiental e Boas Práticas de Estufagem.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.