Prêmio ANTAQ condecora empresas e trabalhos voltados ao setor Aquaviário

A 6ª edição do Prêmio ANTAQ, realizada pela Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (ANTAQ) na quinta-feira (23), reconheceu e estimulou as melhores práticas e ações no segmento. Um total de 39 empresas, entidades e indivíduos ligados ao setor aquaviário foram homenageados.

O Prêmio ANTAQ destaca aqueles que contribuem para a melhoria dos serviços de empresas de navegação e instalações portuárias reguladas pela Agência. Além disso, busca incentivar a pesquisa e produção técnico-científica. A premiação honrou empresas envolvidas na prestação de serviços e exploração da infraestrutura de transportes aquaviários, reconhecendo iniciativas que promovem melhorias institucionais.

Em seu discurso de abertura, o diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery, destacou a importância da premiação e mencionou o Índice de Desempenho Ambiental (IDA) como inspiração para o Prêmio. O evento também incluiu o Summit ANTAQ 2023, que promoveu um diálogo aberto sobre a regulação da Agência com autoridades governamentais e entidades do setor aquaviário.

Durante o Summit, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou Mariana Pescatori como a primeira mulher a assumir o cargo de secretária executiva da Pasta. O evento contou com a presença de todo o corpo diretivo da ANTAQ, incluindo a Diretora Flávia Takafashi e os diretores Wilson Lima Filho, Alber Vasconcelos e Caio Farias.

A categoria principal deste ano, "Iniciativas Inovadoras em Melhores Práticas ESG e Inovação", reconheceu estratégias ambientais, sociais e de governança no setor aquaviário. A Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) conquistou o primeiro lugar, seguida pela Autoridade Portuária de Santos (APS) e pelo Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

Outra categoria destacada foi a de "Desenvolvimento Ambiental", que premiou Administrações Portuárias e Terminais de Uso Privado (TUPs) com base no ciclo de avaliação de 2022. O Porto de Itaqui (MA) obteve o primeiro lugar na modalidade Maior Índice de Desempenho Ambiental, enquanto o Portonave (SC) liderou entre os TUPs.

A categoria "Artigos Técnico-científicos" premiou Marcio Nora Barbosa, economista, como primeiro colocado. Seu trabalho abordou os impactos econômicos do Programa de Estímulo à Cabotagem no Brasil, conhecido como "BR do Mar".

A pesquisa de satisfação dos usuários, PSU-Travessia, também foi reconhecida, destacando as empresas prestadoras de serviço de transporte de passageiros e travessia de veículos/passageiros. A Pipes Empreendimentos LTDA foi homenageada como a melhor empresa na categoria de travessia de veículos/passageiros.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.