TAG lança novo levantamento de necessidades do mercado

Transportadora recebe até 11 de maio solicitações de interessados em acessar seus gasodutos

A Transportadora Associada de Gás S.A. – TAG, empresa que pertence ao grupo ENGIE, iniciou um novo mapeamento de mercado com o objetivo de identificar carregadores interessados em acessar a sua rede de transporte de gás natural, a fim de direcionar novos investimentos. Trata-se de segundo levantamento desse tipo feito pela empresa. O primeiro, realizado em 2021, visava estimular organizações ou consórcios interessados a indicarem suas demandas para uma potencial chamada pública incremental.

O novo mapeamento tem por objetivo atualizar o levantamento anterior, diante das transformações verificadas no setor nesse período. Com isso, a transportadora de gás natural espera aprimorar o planejamento e desenho dos projetos a serem realizados em sua malha de transporte com consequente ampliação do acesso ao gás natural pelo mercado nacional. O formulário de Mapeamento de Demanda está disponível no site da empresa até o dia 11 de maio.

“Agora achamos que o mercado talvez esteja mais maduro para, de fato, ancorar o início de uma chamada pública incremental de capacidade de transporte de gás natural”. disse Luisa Franca, diretora de desenvolvimento de negócios da TAG.

O processo busca atender, de maneira isonômica e não vinculante, às necessidades de gás de produtores, comercializadores, companhias distribuidoras locais e consumidores livres de gás, agentes chamados de carregadores. No caso de pedidos de novas instalações, serão realizados estudos técnicos e de mercado para avaliação da viabilidade operacional e econômica de cada solicitação.

Após receber e estudar os formulários preenchidos, a expectativa da companhia é processar todas as informações coletadas ao longo do segundo semestre deste ano. Na pesquisa de 2021, 28 agentes demandaram seis novos pontos potenciais de entrada no sistema – com até 40 milhões de m3/dia de injeção adicional, o que levou à estruturação de dois projetos: a conexão do terminal de regaseificação de Sergipe, comprado pela Eneva e atualmente em construção e o desenvolvimento da estação de compressão de Itajuípe(BA).

Com mais de 4.500 km de gasodutos pelo Brasil, a TAG já é uma das principais referências do setor de gás natural no país, registrando forte presença sobretudo na região Nordeste, onde opera uma malha integrada que cobre diversos estados da região, como Ceará e Rio Grande do Norte. A rede entre os gasodutos Gasfor e Nordestão, que cruzam esses dois estados, por exemplo, é um dos potenciais projetos de investimento a curto prazo.

“É um trecho com capacidade reduzida, temos a expectativa de que o mapeamento possa ancorar ampliações relevantes nesse trecho da malha”. disse Luisa Franca.

Nos próximos cinco anos, a empresa pretende investir até R$ 3,3 bilhões em dois eixos principais: na manutenção e integridade dos ativos, a fim de assegurar a disponibilidade e a confiabilidade da malha de gasodutos; e em projetos voltados às novas oportunidades de expansão de sua infraestrutura existente.

Dentre os projetos, destacam-se a conexão do Terminal de Armazenamento e Regaseificação de GNL da Eneva à rede de transporte de gás natural da TAG (gasoduto Catu-Pilar) – por meio da construção de um gasoduto de aproximadamente 25 km e infraestruturas de acesso necessárias – e a construção de um novo Ponto de Entrega de gás para atender a demanda da Bahiagás. Outro possível investimento é a conexão do Parque Termelétrico a Gás Natural, da GNA à malha da TAG, cujo projeto está em estágio de desenvolvimento de estudos técnicos e de viabilidade.

A iniciativa da TAG vem em um momento importante para o setor de gás natural no Brasil, que passa por grandes transformações e avanços, principalmente em relação à abertura do mercado e à ampliação da concorrência. Com isso, as empresas do setor estão buscando inovar e investir em novas tecnologias para se manterem competitivas e atenderem às demandas dos consumidores de forma mais eficiente e assertiva. Nesse sentido, a utilização de ferramentas de mapeamento de demanda pode ser uma das soluções para quem busca se modernizar e se destacar no cenário nacional.

Proprietária e gestora da mais extensa rede de transporte de gás natural do país, a TAG dispõe de capacidade firme contratada de movimentação de mais de 70 milhões m³/dia, entre as regiões Norte, Nordeste e Sudeste, proporcionando confiabilidade e segurança de suprimento de gás natural a diversos segmentos de mercado por meio da entrega às redes de distribuição de gás natural canalizado estaduais.



1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

  • W
    denuncie

    Wilder Santos

    07/06/2023 16:51

    Por gentileza gostaria do contato da Luisa Franca objetivando um negócio no Porto do Açu
    Desde já agradeço muitíssimo