Suape celebra 45 anos com investimentos em Infraestrutura e compromisso verde

O Complexo Industrial Portuário de Suape atingiu uma marca significativa, celebrando 45 anos de contribuição para a economia pernambucana, nordestina e brasileira. Reconhecido como o sexto atracadouro público mais movimentado do Brasil, Suape destaca-se por sua vasta área de preservação ecológica, representando 59% dos seus 17,3 mil hectares. 

O complexo planeja investir cerca de R$ 46 bilhões em projetos ambiciosos até 2027. Isso inclui empreendimentos de grande porte, como um novo terminal de contêineres, a instalação do segundo trem da Refinaria Abreu e Lima (Rnest) e uma significativa indústria farmacêutica, consolidando Suape como um hub logístico e industrial.

A celebração do 45º aniversário, voltada para os aproximadamente 300 colaboradores da empresa, ocorreu no auditório do edifício-sede. Presentes estavam autoridades como Guilherme Cavalcanti, secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Marcio Guiot, diretor-presidente da estatal, Paulo Sales, presidente do Conselho de Administração do Porto de Suape (Consad), e Ricardo Novaes, representante dos empregados públicos.

Guilherme Cavalcanti destacou o compromisso com o desenvolvimento de Pernambuco, ressaltando a consolidação da escolha do estado pela grandeza e promissor futuro. A solenidade incluiu uma apresentação dos futuros projetos alusivos aos 45 anos do porto, envolvendo colaboradores, empresas e stakeholders.

Marcio Guiot expressou sua satisfação em celebrar os 45 anos de Suape, destacando a evolução e os resultados alcançados em termos de movimentação de cargas. Guiot antecipou as expectativas positivas para o futuro, mencionando a duplicação da Rnest e a geração de milhares de novos empregos. Suape é líder na movimentação de granéis líquidos e no transporte de cabotagem, sendo também o primeiro no transporte de carga conteinerizada no Nordeste. Em 2022, a movimentação total alcançou 24,7 milhões de toneladas. A Autoridade Portuária, que recuperou a autonomia em outubro de 2022, registrou 1.126 atracações de navios entre janeiro e setembro de 2023.

Diversos projetos estratégicos estão em andamento, incluindo o segundo terminal de contêineres pela APM Terminals, subsidiária da A.P. Moller-Maersk, a nova planta da Blau Farmacêutica, a ampliação da Rnest pela Petrobras, a conclusão do trecho Salgueiro-Suape da Ferrovia Transnordestina, o Terminal de Regaseificação de GNL, a expansão do Parque de Tancagem e o Terminal de Granéis Sólidos de Suape.

Alinhado à transição energética, Suape lançou o TecHUB Hidrogênio Verde em parceria com o Senai-PE e o Governo do Estado. Este projeto inovador, destinado à produção do combustível do futuro, incorpora um complexo de usinas solares, usinas de hidrogênio de baixo carbono e estações de abastecimento de H2V, transformando Suape em um laboratório vivo em escala real para soluções inovadoras de energias renováveis.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.