Brasil Export anuncia retorno de Santos Export para 2021

Durante a solenidade de abertura do Brasil Export 2020, realizada em Brasília (DF), na noite desta segunda-feira (23), o CEO do Fórum Brasil Export, Fabrício Julião, anunciou um pacote de novidades para o evento em 2021. A principal delas é a retomada do Santos Export. Também serão criados novos conselhos (internacional e feminino), ampliação de atividades do Brasil Hack Export e implantação de um calendário de eventos permanente para o ano todo do Fórum.

A última edição do Santos Export aconteceu em 2019. Neste ano, em vez de apenas um evento, foram realizados cinco encontros regionais pelo País, além do fórum nacional. O Santos Export será retomado por meio da parceria com o Sistema Santa Cecília de Comunicação. Em sua nova versão, o Santos Export será ampliado e integrado aos fóruns regionais já existentes.

“O Santos Export será remodelado e vamos repetir as coisas que deram certo no Brasil Export. O conselho técnico do Santos Export não terá só os representantes dos terminais, mas vamos e trazer representantes da sociedade e grandes lideranças locais para discutirmos aspectos importantes relativos ao Porto de Santos. Abriremos a temporada dos regionais com o Santos Export”, afirmou o executivo.

O diretor-geral do Sistema Santa Cecília celebrou a parceria. “Mais um marco para a Santa Cecília TV, que reforça nosso compromisso de levar informação e contribuir para o desenvolvimento da Baixada Santista, não apenas no nosso jornalismo mas em todos os projetos de que participamos”, disse.

A criação dos dois novos conselhos atende a uma demanda já existente. Várias autoridades internacionais de países como Singapura, Canadá e Panamá já participaram tanto dos webinários quanto dos encontros regionais e ainda da atual edição do Brasil Export. O conselho feminino busca ampliar estimular cada vez mais a participação das mulheres nos debates sobre logística e infraestrutura.

Segundo Julião, os 100 webinários realizados neste ano comprovaram que o setor demanda de discussões permanentes, e não apenas de eventos pontuais.

Ainda de acordo com o executivo, no caso do Brasil Hack Export, cujo sucesso pode ser medido pelo grande engajamento; já que recebeu mais de 1.100 inscrições e mobilizou perto de 200 especialistas, entre mentores e jurados, evoluirá para o modelo empregado no Pier71 de Singapura, referência mundial entre companhias marítimas e startups de tecnologia. “Os resultados que observamos em todas as etapas regionais e na final nos dão a certeza de que a união das comunidades de criativos à logística foi muito positiva. Nos sentimos honrados por sermos, junto com os nossos parceiros, a Zero Treze Innovation Space e Abtra, estimuladores desse processo”, diz Julião.

Balanço do primeiro dia

As novidades foram compartilhadas para diversas autoridades portuárias, dirigentes de entidades, empresários e autoridades do governo federal, entre elas o secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, que realizou a palestra de abertura. Nela, Sampaio mostrou uma série de realizações da pasta deste ano. E adiantou alguns dados de avanço nos subíndices de transportes que serão divulgados na íntegra no próximo mês. Entre eles estão 18 posições em aeroportos, 13 em portos, 8 em rodovias e 1 em ferrovias na pesquisa de opinião do ranking de competitividade do Fórum Econômico Mundial.

O primeiro dia do Brasil Export em Brasília começou com a realização de dois eventos simultâneos: os dois painéis da manhã tecnológica do Brasil Hack Export e os dois painéis do 1º Enaph (Encontro Nacional de Autoridades Portuárias e Hidroviárias).

Os painéis tecnológicos reuniram nomes tais como o de Mark Lim, do Pier 71 Singapore; Carlos Lessandro Rischioto, da IBM; e Mariana Pescatori, do Ministério da Infraestrutura. Os painéis do Enaph contaram com dirigentes de seis portos brasileiros, entre eles Fernando Biral, do Porto de Santos, Ted Lago, do Porto de Itaqui, e Mayhara Chaves, da Docas do Ceará, também presidente da Abeph (Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias), organizadora do encontro.

À tarde os presidentes dos cinco conselhos do Fórum Brasil Export, além de autoridades, dirigentes de entidades e presidentes de portos apresentaram um resumo das atividades desempenhadas nos encontros regionais.

Vencedor do Brasil Hack Export

A equipe DLPortos foi a grande vencedora do Brasil Hack Export. O time levou o grande prêmio de US$ 5 mil e também uma viagem para Singapura, onde conhecerão complexo de inovação do porto local.

Eles apresentaram o projeto “Smart Berths” e venceram o desafio, que era o de conhecer a eficiência dos portos do Brasil durante o escoamento da safra usando os dados do Porto sem Papel e construir soluções para otimizar a logística portuária usando inteligência artificial.

Segundo dia

O Brasil Export continua nesta terça-feira (24), com a realização de quatro painéis que abordarão os seguintes temas: “A importância de uma multimodalidade eficiente para a competitividade do Brasil no cenário internacional”; “Marcos regulatórios x segurança jurídica: os desafios para atrair investidores”; “Capital estrangeiro em infraestrutura e a realidade pós pandemia de Covid-19”, e “Política e planejamento de Estado para o setor de logística e de infraestrutura portuária”.

Após a solenidade de encerramento acontece o anúncio do “Portos + Brasil”, do Ministério da Infraestrutura, com a presença do ministro Tarcísio Gomes de Freitas.

Brasil Export 2020 – Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária

Data: de 23 a 24 de novembro

Local: Royal Tulip Alvorada, em Brasília

Inscrições: BrasilExport2020 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.