Grupo Guia promove Seminário VGM

Evento discute regras da SOLAS/IMO para evitar gargalos nos portos e rejeição aos embarques marítimos

Para esclarecer as dúvidas que ainda pairam entre todos os envolvidos na cadeia de suprimentos, desde a indústria até os armadores, passando por agentes, transitários, órgãos públicos e embarcadores, o Grupo Guia irá promover, por meio da equipe de eventos do Guia Marítimo, o Seminário VGM, que acontece em 03 de junho no Hotel Meliá, em São Paulo.

VGM é o termo como ficou mundialmente conhecida a nova regra estabelecida pela SOLAS, a convenção de segurança marítima da IMO (International Maritime Organization), que entrará em vigor a partir de 1 de julho de 2016 no mundo todo e deverá causar uma série de problemas nos embarques portuários.


De acordo com a regra, que exige do embarcador a informação antecipada do peso certificado do container carregado, o chamado VGM (Verified Gross Mass), o armador será obrigado a recusar o embarque das unidades que não enviarem a informação a tempo para o planejamento da acomodação da carga no navio.

A grande controvérsia causada pela aplicação da regra da SOLAS vem do fato de que a IMO não é um órgão regulador, e não estabelece leis, mas sim diretrizes. Assim, é atribuída a cada país a responsabilidade por acionar o seu próprio sistema regulador para inserir as exigências em seu código judicial e da marinha mercante.

Tal como já era esperado, cada país vem aplicando as diretrizes da forma como melhor funciona para o sistema nacional de regras de navegação, e os intervenientes da cadeia logística ainda não conseguiram ter uma visualização completa sobre como vão funcionar as novas obrigatoriedades.

O Seminário VGM vai reunir toda a cadeia logística brasileira em palestras e debates que ocuparão uma manhã totalmente dedicada ao esclarecimento das novas regras que deverão causar impacto sobre os embarques do mundo todo.

Leia no Guia outras informações sobre o Seminário VGM, faça a sua inscrição no site e confira toda a programação do evento.


1 Comentário

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    Rafael Kessler

    06/05/2016 08:07

    Com porta-containeres de capacidade de mais de 10,000 TEU's, a aferição do peso real carregado é uma preocupação válida. Apesar de anunciada há mais de um ano, pouco se fez até agora.
    A boa notícia é que existem soluções econômicas, eficientes esta demanda já testadas em outros países já disponíveis no Brasil