Empresas se unem para tornar o transporte marítimo mais sustentável com biocombustível

Em dezembro, a Autoridade do Porto de Roterdã e a GoodShipping anunciaram a campanha 'Switch to Zero' para incentivar as empresas a transportar suas cargas marítimas usando combustível sustentável. A inserção reduz as emissões de dióxido de carbono usando combustível sustentável para o transporte marítimo. Isso em contraste com a compensação, que envolve a compensação de CO2, por exemplo, com o plantio de árvores.

Os transportadores geralmente transportam pequenos números de contêineres em diferentes embarcações e podem usar a inserção para reduzir uma certa quantidade de CO2 por meio do GoodShipping, que permite o transporte de carga neutro em CO2. A GoodShipping garante que essa redução de CO2 seja alcançada fornecendo combustível sustentável a uma embarcação. Não precisa ser a mesma embarcação em que os contêineres são transportados.

Isso torna mais fácil para as empresas de transporte marítimo fazer uma contribuição concreta para a redução das emissões de CO2. GoodShipping garante que vários navios Samskip serão abastecidos com biocombustíveis, o que alcançará uma redução de CO2 de 2023 toneladas. Isso é comparável à quantidade de CO2 liberada durante o transporte de contêineres de cerca de 15.000 TEU entre Roterdã e Gotemburgo.

As empresas participantes são Dille & Kamille, Swinkels Family Brewers (conhecida por Bavaria e Cornet, entre outras), Yogi Tea, Beiersdorf, Bugaboo, Otto Group, K2 Forwarding, Yumeko, NINE & Co., De Kleine Keuken, Royal van Wijhe Verf , Intersteel, OMyBag, Regent Ingredients, Dopper, Johnny Cashew e Anchor International.

Allard Castelein, CEO do Porto de Roterdã: “O transporte ainda não está dentro do cronograma para ser neutro em CO2 até 2050, embora seja tecnicamente viável. Portanto, é bom que a navegação, assim como a indústria, na Europa logo pague pelas emissões de CO2 por meio do ETS. Isso incentiva a sustentabilidade, pois torna as alternativas ecológicas e climáticas mais atraentes financeiramente. No entanto, isso só é possível se essas opções alternativas forem oferecidas. Por isso, estamos trabalhando com parceiros para desenvolver iniciativas que ajudem a tornar a logística mais sustentável: da navegação interior movida a bateria à energia em terra para embarcações marítimas e da produção de bioquerosene para aviação aos chamados Corredores Verdes para navegação marítima embarcações. Esta iniciativa com a GoodShipping e as 17 empresas faz parte desse programa.”

Dirk Kronemeijer, fundador da GoodShipping: “Vimos uma enorme aceleração no ritmo da transição energética provocada pelos transportadores nos últimos dois anos, e é por isso que queremos dar a mais empresas a oportunidade de enviar suas cargas de maneira sustentável. A oferta feita pela Autoridade do Porto de Roterdã, que pretende ser o porto mais sustentável do mundo, para nos apoiar nisso foi, portanto, fácil de aceitar. Com a campanha Switch to Zero, estamos tornando mais fácil para as empresas aumentar a sustentabilidade de seus transportes sem adaptações complexas da cadeia de suprimentos”.

Adriaan Thierry, CEO da Bugaboo: “Na Bugaboo, estamos reduzindo ativamente, e não compensando, nossas emissões de carbono por meio de nosso programa Push to Zero. Reduzir as emissões do frete marítimo faz parte do nosso plano. Em parceria com a GoodShipping, queremos avançar para uma redução de 100% de nossas emissões de frete marítimo. Juntar-se à campanha Switch to Zero é mais um passo em direção a esse objetivo.”

A navegação é responsável por aproximadamente 3% das emissões globais de dióxido de carbono, mas, ao mesmo tempo, é um setor complexo que por muito tempo ficou fora dos acordos climáticos internacionais. A cadeia também é fragmentada porque as empresas geralmente enviam apenas alguns contêineres em uma embarcação.


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