Nota de esclarecimento | APM TERMINALS Itajaí
Privatização do Porto de Itajaí
Com relação ao conteúdo veiculado no artigo “Privatização do Porto de Itajaí, em Santa Catarina, gera especulações sobre o futuro da cidade”, publicado em 27/04/2022, a APM Terminals esclarece que:
- Não há perda de concessão por parte da APM Terminals. A empresa é a atual arrendatária de parte das instalações portuárias do Porto de Itajaí e o respectivo contrato de arrendamento encerra-se em 31/12/2022. Com o término contratual, o Governo Federal, por meio do Ministério de Infraestrutura, irá realizar um leilão para a concessão de todo o porto, fato que já é de conhecimento da comunidade portuária e dos usuários do Terminal de Itajaí e tem sido amplamente discutido.
- Não há nenhum impeditivo legal no Edital que proíba a APM Terminals – tampouco a empresa Maersk - de participar da concorrência como nova concessionária do Porto de Itajaí.
A cláusula citada no referido artigo trata apenas da limitação de diferentes empresas que possuem terminais na região, bem como suas controladoras e controladas, de realizarem consórcio entre si, ou seja, formarem um composto de empresas para concorrer de forma conjunta. Contudo, não há impeditivo de participarem individualmente ou em consórcio com outras empresas ou outros grupos.
- A APM Terminals reafirma ainda o compromisso de seguir por todo o período do contrato vigente trabalhando com dedicação e resiliência na prestação do melhor serviço e na busca pelo atendimento das demandas dos clientes, apoiados no esforço constante de nossos colaboradores e dos trabalhadores portuários, tal como tem sido após mais de 20 anos em Itajaí. Com atuação global e sempre comprometida com as comunidades em que o grupo está inserido, valorizamos cada cidadão Itajaiense com o sincero desejo de que o Porto de Itajaí permaneça em constante crescimento e desenvolvimento. Desta forma, tornando-se cada vez mais competitivo e atraente para comércio internacional, o que resultará na contínua geração de emprego e renda para todos, trazendo benefício para o município de Itajaí e toda cadeia logística do Estado.
- A dinâmica do comércio internacional proporciona grandes e contínuas oportunidades aos integrantes da cadeia logística. Com isso, os portos que mantiverem-se competitivos por meio da prestação de níveis de serviços de excelência sempre serão opções dos armadores no direcionamento de suas linhas, dando a todos os terminais condições de competir pelas cargas que transitam nos mercados nacional e internacional.

Notícias do dia
-
Concessões e Licitações
Brasil terá primeira concessão hidroviária no Rio Paraguai; investimentos somam R$...
-
Concessões e Licitações
Governo prevê R$ 30 bilhões em concessões portuárias até 2026, afirma ministro Silvio...
-
Terminais
Tereos realiza maior embarque de açúcar de sua história no Tiplam, com destino à China
-
Portos
Porto do Rio de Janeiro lidera crescimento entre portos públicos no 1º semestre de 2025
-
Terminais
TCP atinge 1 milhão de TEUs em 2025
-
Logística
FM Logistic cresce 8,2% e totaliza receita de 1,86 bilhão de euros
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.