Porto do Rio inaugura novo Centro de Controle e inicia obras de dragagem no Cais da Gamboa

Investimentos em tecnologia e infraestrutura reforçam modernização das operações e ampliam a capacidade logística do Porto do Rio de Janeiro

O Porto do Rio de Janeiro deu mais um passo rumo à modernização de sua infraestrutura com a inauguração do novo Centro de Controle Operacional (CCO) e a assinatura da ordem de serviço para o início das obras de dragagem do Canal de Acesso ao Cais da Gamboa. O evento ocorreu nesta terça-feira (29), no Pier Space, localizado no Armazém 1 do porto, reunindo autoridades, empresários e representantes da comunidade portuária.

A cerimônia contou com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e do diretor-presidente da PortosRio, Flavio Vieira. As iniciativas reforçam o compromisso da autoridade portuária com a modernização tecnológica e a ampliação da capacidade logística do porto.

Novo Centro de Controle com tecnologia de ponta

Com investimento de quase R$ 2 milhões, o novo CCO representa a primeira fase de implantação do sistema VTMIS (Vessel Traffic Management Information System), ferramenta essencial para o monitoramento e controle do tráfego aquaviário em tempo real. O projeto foi executado pela empresa Metaverso Telecom Ltda-ME e proporcionará melhorias na segurança da navegação, na fiscalização e no rastreamento de embarcações, além de melhores condições de trabalho para os operadores do sistema.

Dragagem no Cais da Gamboa inicia novo ciclo de expansão

O segundo marco do evento foi a assinatura da ordem de serviço para o início das obras de dragagem do Canal da Gamboa. A intervenção, orçada em R$ 117 milhões e com execução prevista em seis meses pela DTA Engenharia, integra o Novo PAC e conta com recursos da União e da própria PortosRio. O objetivo é permitir o acesso de embarcações de maior porte, reduzir custos logísticos e aumentar a competitividade do porto carioca.

“Hoje celebramos um importante passo com a assinatura da ordem de serviço para a dragagem da Gamboa, um projeto fundamental que saiu do papel e vai alavancar novos investimentos”, destacou o ministro Silvio Costa Filho. “Com trabalho conjunto e compromisso, vamos entregar o que o Porto do Rio merece.”

O presidente da PortosRio, Flavio Vieira, reforçou a importância estratégica das duas iniciativas. “A entrega do novo CCO reforça nossa capacidade de monitoramento e segurança. Já a dragagem amplia nossa eficiência operacional e atratividade, contribuindo diretamente para o desenvolvimento econômico do Estado do Rio e do país”, afirmou.

Homenagem a pioneiro da programação portuária

Ao final do evento, o técnico portuário Jesuíno Guilhermino Alves, da Gerência de Acesso Aquaviário do Porto do Rio de Janeiro, foi homenageado com uma placa entregue pelo ministro. Com mais de 40 anos de atuação no setor, Jesuíno foi reconhecido por seu pioneirismo na criação do sistema de programação e monitoramento do tráfego aquaviário na Baía de Guanabara.

Emocionado, Jesuíno agradeceu pela homenagem e ressaltou a importância da implantação do novo centro de controle para o futuro do porto, com mais segurança e eficiência nas operações.

Modernização e competitividade no centro da estratégia

As duas ações — a entrega do CCO e o início da dragagem do Cais da Gamboa — consolidam o Porto do Rio como um hub logístico moderno, eficiente e alinhado às exigências do comércio exterior. Os investimentos impulsionam a segurança, a competitividade e a geração de empregos, reafirmando o papel estratégico da PortosRio no desenvolvimento do estado e do país.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.