BBM logística avança na sustentabilidade ao firmar contrato com Órigo Energia
A BBM Logística alcançou um marco significativo ao fechar seu primeiro contrato de fornecimento de energia proveniente de fontes renováveis. A parceria estratégica com a Órigo Energia, especializada em geração distribuída de energia solar, tem como objetivo reduzir até 30% dos custos totais com energia elétrica do grupo.
A Órigo revela que a primeira injeção de carga elétrica do contrato ocorreu em agosto. Os contratos de geração distribuída de matriz solar com a BBM abrangem unidades em MG e PE, proporcionando descontos de até 10% na conta de luz.
Em diversas unidades da BBM, o contrato com a Órigo foi concretizado no ambiente de mercado livre de energia, proporcionando maior flexibilidade nas negociações de preços e condições em comparação com as concessionárias tradicionais. A Órigo está apoiando a migração para o ambiente livre em seis unidades da BBM em diferentes estados, como Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo, projetando uma economia média de 30%.
André Gaia, vice-presidente administrativo e financeiro do Grupo BBM, destaca a importância da transição energética: "Procuramos a Órigo para usar energia limpa, e a fonte solar é o core business deles. Mas eles também têm esse serviço no mercado livre, e avaliamos que alguns de nossos armazéns poderiam estar nesse ambiente, com tarifas menores."
A transição energética da BBM não se limita apenas à contratação de energia renovável, mas também envolve a exploração do mercado livre de energia, abrindo espaço para diferentes fontes energéticas. A segunda etapa do projeto está em andamento, prometendo economias substanciais para a empresa.
Além dos benefícios financeiros, a parceria com a Órigo contribuirá para uma gestão administrativa mais eficiente, com simplificação operacional e centralização de controles. Alexandre Santarém, gerente geral administrativo do Grupo BBM, enfatiza que a transição energética é um passo crucial na melhoria operacional: "Acreditamos que é o caminho certo a perseguir. Para nos apoiar nesse assunto, fizemos uma parceria com a Órigo Energia, que realiza a viabilidade das nossas unidades para cada fonte energética."
Alinhada à estratégia ESG da BBM, a decisão reflete também o compromisso da empresa com a responsabilidade ambiental, contribuindo para a redução de emissões de gases de efeito estufa.

Notícias do dia
-
Terminais
Pecém se consolida como porta de entrada para a Ásia e recebe serviço semanal
-
Ferroviário
Brado amplia operações com gergelim e acompanha crescimento do mercado
-
Cabotagem
Log-In anuncia ampliação da rota de Manaus
-
Marítimo
Setor marítimo impõe primeira taxa global de carbono em revés histórico para a...
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.