APM Terminals e DP World anunciam iniciativas para acelerar a transição energética em operações portuárias
A APM Terminals e a DP World estão anunciando hoje uma iniciativa de grande importância para acelerar a descarbonização dos terminais portuários em todo o mundo. Essa iniciativa visa eletrificar os equipamentos de movimentação de contêineres - Container handling equipment (CHE), como parte de um esforço global para reduzir as emissões de carbono associadas às operações portuárias.
Esta ação é baseada em estudos que demonstram que a transição de CHEs para versões elétricas movidas a bateria pode ser alcançada nos próximos dois a oito anos, com a colaboração das empresas que atuam em várias etapas do setor.
Os resultados desta pesquisa e um guia detalhado para a eletrificação de CHE foram apresentados em um white paper destinado ao setor. Este white paper já recebeu o endosso de importantes nomes, incluindo o Porto de Kalundborg, Eurogate e Smart Freight Centre.
O CHE desempenha um papel fundamental nas operações portuárias, sendo responsável por mover contêineres de e para os navios nos 940 portos de contêineres em todo o mundo. Em 2020, a frota global de CHE possibilitou o transporte de 815 milhões de TEUs, com um valor total de US$ 8,1 trilhões. No entanto, essa frota global, estimada em 100 a 120 mil unidades, também é responsável pela emissão de cerca de 10 a 15 milhões de toneladas de dióxido de carbono por ano (escopo 1 e escopo 2).
A pesquisa realizada identificou que os obstáculos que impedem a adoção de CHE elétricos movidos a bateria podem ser superados. O ponto de inflexão, onde a substituição de CHE a diesel por CHE elétricos movidos a bateria se torna a opção mais econômica, atrativa e acessível, pode ocorrer nos próximos 2 a 8 anos, desde que as partes interessadas do setor tomem medidas imediatas. A pesquisa destaca as principais alavancas e ações que podem ser adotadas por todos os participantes da cadeia de valor, incluindo operadores de terminais, fabricantes de equipamentos, autoridades portuárias, entidades governamentais e operadores de linhas de navegação.
Keith Svendsen, CEO da APM Terminals, enfatiza a necessidade de acelerar a agenda de descarbonização, afirmando: "Sendo claro: precisamos acelerar a nossa agenda de descarbonização e precisamos fazer isso agora. Tenho o prazer de anunciar que a pesquisa que realizamos, em conjunto com a Systemiq e a ZenMo, confirma que o ponto de inflexão para a eletrificação do CHE está ao nosso alcance, ainda nesta década. Agora, estamos solicitando ações para que todo o ecossistema portuário acelere em direção a esse marco. É importante que nos unamos e tomemos medidas concretas, em conjunto a vários players do setor, para que isso aconteça."
Tiemen Meester, COO de Portos e Terminais da DP World, destaca a viabilidade e eficácia dos equipamentos elétricos movidos a bateria nos portos, afirmando: "Os equipamentos elétricos movidos à bateria nos portos são uma maneira realista, viável e econômica de reduzir drasticamente as emissões de carbono. Ao longo de minha carreira, vi muitos participantes do setor falarem sobre vários métodos para alcançar o net zero, mas nunca fiquei tão convencido da capacidade de uma iniciativa de acelerar a descarbonização. Espero sinceramente que as conclusões do white paper possam ser usadas por todo o setor para estimular mudanças reais com os CHEs elétricos."
A pesquisa destaca uma série de ações que podem ser tomadas para atingir o ponto de inflexão, incluindo a implementação da operação net zero como requisito nas novas concessões de portos, bem como o trabalho conjunto de operadores de terminais e fabricantes de equipamentos para aumentar a demanda. Além disso, os fornecedores podem colaborar para desenvolver ainda mais suas cadeias de suprimentos e padronizar componentes específicos, com o apoio dos operadores de terminais.
Sahar Rashidbeigi, diretor global de descarbonização da APM Terminals, enfatiza o objetivo de criar ambientes de trabalho mais saudáveis, limpos e eficientes para as pessoas que trabalham nos terminais e para as comunidades vizinhas: "Essencialmente, o que queremos é proporcionar um local de trabalho mais saudável, mais limpo e mais eficiente para as milhares de pessoas que trabalham nos terminais e vivem nas comunidades ao redor deles. E, embora a eletrificação dos equipamentos de manuseio de contêineres seja apenas uma peça do quebra-cabeça, acreditamos que é uma parte que pode ser abordada de forma relativamente mais fácil e rápida do que outras, se trabalharmos juntos e evitarmos complexidades desnecessárias."
A APM Terminals e a DP World convidam os demais players do setor a analisar a pesquisa e a apoiar seus objetivos. Como próxima etapa, os parceiros estão se preparando para mobilizar a colaboração de todo o setor em torno da eletrificação de CHE e das operações portuárias net zero.

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