Origem Energia assume gestão do Terminal Aquaviário de Maceió
A Origem Energia Infraestrutura Portuária, empresa do Grupo Origem Energia, passou a administrar, desde 17 de fevereiro de 2025, o Terminal Aquaviário de Maceió (TAMAC) MAC11A, localizado no Porto de Maceió (AL). Especializado na movimentação e armazenagem de granéis líquidos, como combustíveis e petróleo, o ativo reforça a estratégia da companhia de consolidar soluções energéticas integradas. A conquista acontece três anos após a aquisição do Polo Alagoas, ampliando a presença da empresa no estado.
Com a gestão do terminal, a Origem Energia ganha independência no escoamento e comercialização de sua produção, além de fortalecer a competitividade do mercado local. Segundo o CEO Luiz Felipe Coutinho, essa movimentação pode contribuir para uma oferta mais acessível de combustíveis à população.
“A inclusão do MAC11A no portfólio marca um avanço estratégico para a Origem Energia. Essa integração amplia nossa flexibilidade comercial na negociação e expedição de óleo, fortalece nossa posição no setor e abre novas oportunidades de monetização na infraestrutura de armazenamento”, destaca Coutinho.
O terminal viabiliza operações de carregamento e descarregamento tanto pelo modal marítimo quanto rodoviário, permitindo o transporte de etanol, óleo diesel marítimo, gasolina e biocombustíveis, como o biodiesel.
Além de otimizar sua logística, a empresa passa a explorar novas receitas ao oferecer capacidade de armazenagem para derivados de petróleo a um portfólio diversificado de clientes. “Assumir o controle dessas operações reduz nossa dependência de terceiros, diminui custos e fortalece nossa autonomia, tornando-nos ainda mais integrados e eficientes no setor energético”, conclui Coutinho.

Notícias do dia
-
Terminais
Pecém se consolida como porta de entrada para a Ásia e recebe serviço semanal
-
Ferroviário
Brado amplia operações com gergelim e acompanha crescimento do mercado
-
Cabotagem
Log-In anuncia ampliação da rota de Manaus
-
Marítimo
Setor marítimo impõe primeira taxa global de carbono em revés histórico para a...
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.