Porto de Vitória recebe seu primeiro navio Panamax sem guindaste de bordo

Operação inédita é realizada no TVV com 33 mil toneladas de fertilizante e marca avanço logístico do Espírito Santo com modernização do terminal e ajustes nas normas de atracação

A Log-In Logística Integrada, por meio do Terminal Portuário de Vila Velha (TVV), iniciou nesta quarta-feira (30) uma operação inédita no Porto de Vitória (ES). Pela primeira vez, um navio da categoria Panamax, com 83 mil toneladas de porte bruto (DWT) e sem guindaste de bordo, está sendo descarregado no complexo portuário de Capuaba, administrado pela Vports.

A operação envolve a embarcação Legendary Diva, agenciada pela Orion Rodos e proveniente da China, que trouxe um carregamento de 33 mil toneladas de fertilizante. O navio está atracado no berço 202 da área da Vports e está sendo operado com guindastes móveis portuários (MHCs) próprios do TVV — hoje, os únicos disponíveis em Capuaba para esse tipo de operação. A iniciativa conta com a consultoria da Cronos.

Segundo Gustavo Paixão, diretor de Terminais da Log-In, a realização desse tipo de operação é resultado direto do processo de modernização do TVV nos últimos anos. “O terminal passou por uma ampla renovação de infraestrutura, ampliação da retroárea, adoção de novas tecnologias e aquisição de equipamentos de grande porte, como os MHCs. Esses avanços têm ampliado significativamente a produtividade e a complexidade das operações que conseguimos realizar”, afirma.

Atualizações normativas viabilizam nova capacidade portuária

Para tornar possível a operação com navios Panamax no Porto de Capuaba, a Vports promoveu mudanças importantes nas normas de atracação. Entre as atualizações, estão o aumento do limite de porte bruto permitido — de 70 mil para 83 mil toneladas — e a revisão das exigências de produtividade mínima diária.

Essas mudanças se somam à dragagem do canal de acesso ao Porto de Vitória, realizada entre abril e maio de 2025, que garantiu a manutenção do calado em 12,5 metros, com investimentos de R$ 30 milhões.

“Trabalhamos com o objetivo de aumentar a capacidade logística portuária do Espírito Santo, habilitando o Porto de Vitória para receber navios de maior capacidade. Agora começamos a colher os frutos, com a chegada do primeiro navio dentro da nova regulamentação”, afirmou Gustavo Serrão, diretor-presidente da Vports.

Paixão reforça que as atualizações promovidas pela Vports foram essenciais para viabilizar a operação com segurança e conformidade. “A nova norma cria o ambiente necessário para a realização de operações de maior porte, elevando o padrão logístico do Porto de Vitória”, pontua.

Avanço para a logística e o agronegócio capixaba

A operação representa um avanço estratégico para o Espírito Santo ao ampliar a capacidade logística de movimentação de granéis sólidos. A carga de fertilizantes tem impacto direto na cadeia do agronegócio, em especial em culturas como o café, que são economicamente relevantes para a região.

“Com essa operação, o TVV se apresenta como uma solução completa para o escoamento e recebimento de granéis em larga escala. Temos estrutura, agilidade e segurança, além de um ambiente regulatório favorável. É um marco importante para nós, para o Porto e para o Estado”, conclui Paixão.



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