Santos Brasil movimenta 135 mil contêineres em julho no Tecon Santos

A Santos Brasil atingiu em julho um novo marco histórico: 135 mil contêineres movimentados no Tecon Santos, estabelecendo o maior volume já registrado em um único mês por um terminal de contêineres em toda a América do Sul. O recorde anterior, de junho, era de 129.282 unidades.

Além disso, o terminal realizou a maior operação portuária da história do Brasil em uma única escala de navio, com 7.996 movimentos, consolidando seu protagonismo operacional no Porto de Santos.

O desempenho é resultado direto de um robusto plano de investimentos: R$ 2,6 bilhões até 2031, sendo R$ 1,6 bilhão já aplicado até maio de 2025. Os recursos vêm sendo destinados à modernização e ampliação da infraestrutura, digitalização e descarbonização.

Expansão estratégica e foco em inovação

Com 1.510 metros de cais, o Tecon Santos é o único terminal da América do Sul capaz de operar simultaneamente três navios New Panamax (de até 366 metros), além de um navio adicional no Terminal de Veículos (TEV). A capacidade operacional também avança:

  • Já subiu de 2,4 para 2,7 milhões de TEUs/ano com demolições e realocação de áreas internas;
  • Deve atingir 3 milhões de TEUs/ano em 2026.

Até 2031, os 39 RTGs movidos a diesel serão substituídos por modelos elétricos, o que evitará a emissão de 713 toneladas de CO₂ por mês, reduzindo em 97% as emissões desses equipamentos.

No início de 2026, o terminal receberá mais oito RTGs elétricos e dois portêineres de operação remota, reforçando a liderança da companhia em inovação portuária no Brasil.

“Temos uma equipe diferenciada, comprometida e um terminal de ponta. Tudo para que exportadores, importadores e armadores tenham assegurados o espaço para suas cargas, com um elevado nível de serviço, que é marca da Santos Brasil”, afirma Bruno Stupello, diretor de Operações de Terminais Portuários da Santos Brasil.

Crescimento acima da média do Porto de Santos

No primeiro semestre de 2025, o Tecon Santos movimentou 1.223.426 TEUs, crescimento de 12,7% em relação ao mesmo período de 2024 — superando o avanço do próprio Porto de Santos, que cresceu 7,8% no mesmo intervalo. O market share da Santos Brasil também subiu, de 41% para 43% no Porto de Santos.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.