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Acordos, superávit da balança e algumas dificuldades operacionais nos portos marcaram os últimos dias do comércio exterior brasileiro

Comércio Exterior

A balança comercial brasileira acumulou superávit de US$ 28,230 bilhões no período compreendido entre janeiro e julho deste ano, maior valor registrado para os primeiros sete meses do ano na história. Em 2015, no mesmo período, o superávit havia sido de pouco mais de US$ 4,615 bilhões. No acumulado de 2016, as exportações foram de US$106,583 bilhões, com retração de 5,6% em relação ao mesmo período de 2015. Já as importações, atingiram US$78,353 bilhões, número que representa queda de 27,6% sobre o mesmo período do ano passado.

Navios, portos, terminais & infraestrutura relacionada

A licitação para contratação do serviço de dragagem do Porto de Santos foi suspensa na última quarta-feira (27/07), devido a um recurso administrativo protocolado por uma empresa que não teve seu nome divulgado. A CODESP, autoridade portuária responsável, avaliará agora qual procedimento será adotado para que uma nova licitação seja realizada o mais breve possível.

A estreia do serviço de embarque de soja no Porto de Itajaí, que estava previsto para o mês de agosto deste ano, teve sua escala cancelada devido a paralisação das obras de reforço e realinhamento dos berços 3 e 4. A superintendência do porto segue no aguardo de um repasse de verbas por parte do governo federal para retomar os serviços junto à construtora responsável. Estima-se que o embarque de grãos representará crescimento de 38% na movimentação do porto.

De acordo com a Companhia Docas do Pará (CDP), órgão que controla os portos do estado, a movimentação mensal do porto de Barcarena caiu 70% desde que o porto foi parcialmente paralisado após o naufrágio do navio Haidar, que afundou com cerca de cinco mil bois vivos em outubro do ano passado. A crise financeira da Venezuela, principal comprador do boi vivo paraense, fez com que a exportação da carga recuasse 80%, agravando ainda mais a situação.

O Porto de Rio Grande registrou volume recorde de movimentação para os seis primeiros meses do ano em 2016, de acordo com o Governo do Estado. Foram 19,7 milhões de toneladas de carga movimentadas no período, volume que representa aumento de 8% em relação a 2015. O grande destaque foi a movimentação de celulose, com 1,3 milhão de toneladas no semestre.

O Porto de Santos suspendeu por aproximadamente 16 horas o tráfego aquaviário de seu cais nos dias 25 e 26 de julho, devido a uma densa neblina que prejudicava a visibilidade e poderia causar acidentes. A interrupção ocorreu por cerca de 8 horas entre a madrugada e a manhã dos dias mencionados, e causou um prejuízo de pelo menos R$807.690,00. De acordo com a CODESP, 13 navios foram impedidos de manobrar no período da paralisação, sendo seis porta-contêineres, quatro de granéis líquidos, dois de carga geral e um de açúcar.

Embarcadores e cargas

O Brasil fechou acordo com a União Europeia (UE) para aumentar as cotas de importação de carne de frango e de peru in natura (fresca e congelada) e açúcar. A medida é uma compensação pela entrada da Croácia no bloco europeu, já que as condições de acesso ao mercado croata eram mais favoráveis ao Brasil. A exportação de carne de frango será acrescida de 4.766 toneladas e de peru, de 610 toneladas com tarifa zero. Para o açúcar, os produtores da região nordeste do Brasil terão um acréscimo de 78 mil toneladas, além de uma cota extra de 36 mil toneladas que pode ser usada pelo Brasil ou qualquer outro exportador de açúcar da região.

A companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) iniciou exportações de placas de aço na última terça-feira (26/07), com um lote de 20 mil toneladas enviado para a sócia do empreendimento, a sul-coreana Dongkuk. A usina tem capacidade máxima de produção anual de 3,156 milhões de toneladas de aço líquido e 3 milhões de toneladas de placas semi-acabadas. A vale tem 50% de participação na CSP, seguida da Dongkuk com 30% e pela Posco com o restante.

As empresas Bunge e AMAGGI estão ampliando uma parceria iniciada em 2014, quando formaram a joint venture “Unitapajós” para operar no Corredor Norte, por meio da hidrovia Tapajós Amazonas. A transação prevê a aquisição, por parte da AMAGGI, de 50% da Estação de Transbordo de Mirituba, e do Terminal Portuário de Barcarena, ativos que formam o complexo portuário Mirituba-Barcarena da Bunge, e encontra-se atualmente sob análise do CADE. A ampliação da parceria não muda as atividades comerciais e nem a operação de escoamento de grãos atual.

O Porto de Suape exportou pouco mais de 23 mil veículos no primeiro semestre deste ano, número que representa aumento de mais de 300% em relação ao mesmo período de 2015. A Argentina foi o principal destino destes embarques, recebendo mais de 9 mil veículos. As operações são das montadoras General Motors, Toyota, Fiat e Jeep.

O governo brasileiro anunciou oficialmente, na última quinta-feira (28/07), a conclusão da negociação com os Estados Unidos para liberação do comércio de carne bovina in natura entre os dois mercados. A expectativa é que os embarques comecem em aproximadamente 90 dias, e espera-se um incremento de US$ 900 milhões nas exportações brasileiras.

Escrito por:

Datamar Consulting

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