Dragagem, obras, investimentos

DatamarWeek lista os principais acontecimentos que têm influência direta sobre o comércio exterior e o fluxo de cargas no Brasil

Navios, portos, terminais & infraestrutura relacionada

O grupo brasileiro Amaggi anunciou na última semana que irá investir cerca de US$ 100 milhões na construção de um novo terminal portuário em Rosário, na Argentina. O investimento, cujas obras são esperadas para ter início ainda neste ano, faz parte dos planos de expansão da empresa no país vizinho, onde atualmente já opera em portos de terceiros, como Zárate, Bahia Blanca e Necochea. A intenção é contar com um terminal próprio para exportar suas cargas, que em 2015 atingiram a marca de 1,5 milhão de toneladas entre soja, milho, trigo e cevada.

A empresa Braskem irá investir R$ 600 milhões na ampliação da área para atracação de embarcações e de armazenagem na Baía de Aratu, além de preparar as linhas de produção no polo para receber matéria-prima importada dos Estados Unidos. A empresa pretende construir o cais na Prainha, em área ao lado do Porto de Aratu, e segue no aguardo da realização do processo licitatório para dar continuidade em seu planejamento.

O grupo EBTE Engenharia informou, na última quarta-feira (15/06), que obteve a licença ambiental prévia para a construção do primeiro complexo privado de apoio logístico ao setor de óleo e gás de Macaé, no Rio de Janeiro. O empreendimento será chamado de Terminal Portuário (Tepor), e deverá receber investimentos de até R$ 1,3 bilhão. O complexo será instalado em uma área de 400 mil metros quadrados ao norte de Macaé, e terá uma ponte de 1.600 metros de extensão, um quebra-mar e uma plataforma de apoio, onde serão construídos berços para atracação de embarcações com este propósito. As obras serão iniciadas em 2017 e o início da operação do terminal está previsto para 2020.

O Porto de Santos foi o porto com maior número de movimentação de cargas em toda região da América Latina e Caribe no ano de 2015, de acordo levantamento realizado pela Cepal (Comissão Econômica para a América Latina e Caribe). Ao todo, foram movimentados 3,6 milhões de Teus no cais santista dentro do período, número que representa 7,5% de toda a movimentação de containers nos 120 portos avaliados. O segundo lugar ficou com o Porto de Cólon, no Panamá, com 3,5 milhões de Teus, seguido pelo Porto de Balboa, também no Panamá, com 3,2 milhões de Teus movimentados no período.

As obras da dragagem do Porto do Rio de Janeiro iniciaram na última quinta-feira (16/06). As máquinas do consórcio Van Oord/Boskalis seguem trabalhando na ampliação do canal de acesso, bacia de evolução e acesso aos berços de atracação. O serviço permitirá ao porto receber navios de até 345 metros de comprimento, 48m de boca e 13,5m de calado. As embarcações de carga geral que entram no Porto poderão transportar o equivalente a 8.000 Teus (atualmente aportam embarcações de até 4.500 Teus). A profundidade no canal de acesso será mantida em 15 metros. Os investimentos totais desde a primeira fase, de elaboração dos projetos, são de cerca de R$ 210 milhões do governo federal, e a previsão é de que as obras se alonguem até novembro.

A justiça federal negou o pedido da Empresa Brasileira de Portos de Santarém (Embraps) para retomar o projeto de um porto no lago de Maicá, à margem direita do rio Amazonas, em Santarém. O porto teria como finalidade escoar granéis sólidos vegetais oriundos do Centro-oeste do país. O Ministério Público afirma que sete comunidades indígenas seriam impactadas pelo empreendimento e, por isso, não pode ser aprovado.

Embarcadores e cargas

A empresa JBS, líder nas exportações brasileiras de carne bovina, informou que o mercado chinês vem reduzindo o número de pedidos desta carga em 70% desde o mês passado. Na avaliação da empresa, a medida faz parte de um plano do país asiático para forçar uma redução no preço das carnes brasileiras. Nos cinco primeiros meses de 2016, a China foi o destino de 35% das exportações de carne bovina do Brasil.

A empresa Jaguar Land Rover inaugurou, na última terça-feira (14/06), sua nova fábrica de veículos em Itatiaia, no Rio de Janeiro. Foram investidos R$ 750 milhões para a produção anual de 24 mil unidades, com geração de 400 empregos diretos. O projeto de investimento da fábrica, inaugurada pela Jaguar Land Rover, foi aprovado pelo MDIC em 2014, no âmbito do Programa Inovar-Auto.

As exportações brasileiras de carne suína cresceram 61,2% nos cinco primeiros meses do ano em relação a 2015, totalizando 291,9 mil toneladas de acordo com o Secex. A receita obtida no período com exportações também cresceu e chegou a US$510,9 milhões, número que representa aumento de 18,1% na mesma comparação. O principal destino da carga foi a Russia, com 35% do total embarcado ou 101,2 mil toneladas.

As receitas das exportações do Brasil para a Coreia do Sul e o Japão aumentaram 11% e 7%, respectivamente, em 2016. Nos cinco primeiros meses do ano, os embarques para sul-coreanos renderam US$ 1,215 bilhão. Já as vendas para os japoneses, geraram US$ 1,975 bilhão. A Coreia do Sul comprou, principalmente, bagaços e resíduos do óleo de soja (US$ 183 milhões). A principal carga adquirida pelos japoneses foi o milho em grão (US$ 322 milhões).


Escrito por:

Datamar Consulting

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