Entenda os 5 principais desafios para conectar dados na cadeia de suprimentos

Por Adriele Pradi e Alexa Rios - Tradelens

É bem conhecido por qualquer proprietário de carga ou empresa de frete que ter dados para monitorar a cadeia de suprimentos é fundamental para qualquer tipo de operação. Para algumas empresas, o desafio persistente é conectar as informações de ponta a ponta, para outras que completaram o quebra-cabeça, o desafio é saber se eles têm dados suficientes e se eles têm dados de alta qualidade que podem ser totalmente utilizados. Para os proprietários de cargas e despachantes de cargas, que precisam de uma visão helicóptero das informações e fluxos da cadeia de suprimentos, entender os dados disponíveis e executar cenários sobre possíveis benefícios de seus dados, é fundamental para otimização da cadeia de suprimentos, melhoria contínua e inovação.

Dados limitados, parciais e de difícil acesso têm impacto direto em duas frentes para proprietários de cargas e despachantes de cargas: operações e inovação. Do lado das operações, ter pontos cegos no processo de ponta a ponta pode resultar em altos custos inesperados para a empresa. A falta de visibilidade pode aumentar; demurrage custos, se o contêiner foi descarregado e o destinatário não foi notificado, ou adicionar taxas de espera de transporte, se o contêiner não chegou como planejado ou ainda está dentro de um processo de liberação em andamento.

Ao pensar na presença de dados e em como torná-lo mais completo ou menos caro, há algumas perguntas que você deve fazer sobre seus dados.

Tenho acesso aos dados-chave que preciso de todos os meus provedores de serviços logísticos?

Mapear todos os seus provedores logísticos e quais marcos e documentos são críticos é um passo inicial. Para as empresas que desejam assumir a liderança na otimização e inovação da cadeia de suprimentos, ter feeds de dados adequados e facilmente acessíveis torna-se ainda mais importante. Os dados da cadeia de suprimentos não são apenas uma fonte de informação para a tomada de decisões e visibilidade do dia-a-dia, mas uma ferramenta estratégica para melhorar o resultado através do aumento da rentabilidade e da redução de custos e da elevação do nível de atendimento ao cliente final. 

Para ajudá-lo a obter insights sobre como os dados da cadeia de suprimentos podem tornar a caixa preta de transporte uma fonte mais tangível e transparente para dados, essas séries de posts no blog abordarão pontos relacionados ao processo de estruturação e avaliação de seus dados. Independentemente de onde você está nesse processo, usar a coleta manual de informações através de sites ou já possuir e controlar a visão de ponta a ponta, criar insights confiáveis ao estruturar dados da cadeia de suprimentos é um requisito estratégico para tomar decisões melhores e mais proativas.

Quantas horas são gastas coletando dados manuais em sites e e-mails para preencher lacunas nos meus dados que ainda considero críticos?

É uma realidade em nossa indústria que os dados são incompletos ou simplesmente não são acessíveis. Se todos os dados não estão disponíveis e mantidos via conexões automáticas, há um alto nível de trabalho manual necessário para garantir a completude dos dados. Visitar sites, receber e-mails ou avaliar relatórios separados sobre o excel é uma fonte adicional de custo e ineficiências.

Para a maioria dos importadores ou exportadores, a perna oceânica é apenas a parte média de uma jornada complexa que envolve uma série de provedores logísticos. Cada um deles tem responsabilidades dentro de uma perna ou serviço específico e usa seus próprios sistemas e padrões de dados. Isso dá origem a uma paisagem digital altamente fragmentada com múltiplos fluxos de dados que são difíceis de integrar uns com os outros. Combinar dados de todas essas partes sempre foi um desafio.

Quanto trabalho é necessário para combinar diferentes relatórios em um e disponibilizá-lo para todas as partes da organização que precisam?

Se todas as informações forem capturadas para fornecer a visibilidade do dia-a-dia das operações, também é necessário avaliar como esses dados são organizados, armazenados e recuperados para análise detalhada e trabalho de cenário. Esse processo torna-se ainda mais problemático quando se considera que cada provedor de logística pode ter diferentes tipos de informações para compartilhar, um nível desigual de capacidade técnica e usar diferentes formatos para fornecer os arquivos e dados desejados.

Adicionar mais entidades a essa captura de dados só agrava os problemas. Embora os dados fornecidos pelos transportadores oceânicos sigam padrões semelhantes, a visibilidade estendida de primeira e última milha é um ponto de dor bem conhecido em todos os tamanhos e indústrias da empresa. Os dados relacionados a trilhos, caminhões, gate-in ou gate-outs interiores são muitas vezes indisponíveis ou de difícil acesso, exigindo um alto nível de trabalho manual, onde os dados ainda podem não estar disponíveis.

Quanto gasto na criação e manutenção de conexões EDI ou API?

Alocar recursos internamente ou contratar terceiros para gerenciar conexões de TI tem um custo. Entender exatamente o que esse gasto contribui para a transparência sobre os custos operacionais globais. Mesmo dentro de sistemas de cadeias de suprimentos muito sofisticados, há uma forte confiabilidade em conexões EDI personalizadas e caras que ainda são integrações peer-to-peer e criam silos. Quando as conexões diretas não estão disponíveis, a entrada manual que requer horas de trabalho ou outros tipos de relatórios que devem ser incorporados ao sistema principal são uma alternativa comum.

Todas essas opções têm impacto e forçam as empresas a alocar recursos, tempo e investimento em atividades não essenciais. Também afetam a capacidade das empresas de reagir a exceções em tempo hábil devido aos fluxos manuais criados. 

Como compartilho esses dados fora das minhas quatro paredes para perceber a verdadeira eficiência colaborativa?

Em uma jornada que inclui múltiplas modalidades de transporte e serviços prestados por diferentes entidades, a coordenação e a pontualidade entre elas são fundamentais. Disponibilizar informações para diferentes parceiros facilita seu trabalho e entrega entre entidades, gerando ganhos em pontualidade, eficiência e aumento da confiança. Cadeias de suprimentos são sistemas complexos. Ao mesmo tempo em que trabalha para simplificar e obter eficiência operacional, considerar como conectar todas as partes desse processo para acesso e compartilhamento adequado de informações é fundamental para a implementação, execução e análise de desempenho.

Ter acesso a todos os dados é apenas o primeiro passo. Não deixe de observar este espaço, pois discutirei como avaliar a precisão, a pontualidade e a capacidade de estruturar e analisar dados da cadeia de suprimentos em artigos futuros. 

TradeLens é uma plataforma que permite que você construa seu negócio com uma verdadeira visibilidade de ponta a ponta, simplificando a conexão e a troca de informações entre você e seus parceiros. Usando APIs abertas e padrões para troca de informações, a TradeLens permite que importadores e exportadores conectem seus provedores de serviços logísticos em uma plataforma garantindo o nível adequado de acesso e compartilhamento de informações aos participantes.

Escrito por:

Opinião

O Guia Marítimo abre espaço aos profissionais e especialistas do mercado para expressar a sua opinião e perspectivas para a indústria.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.