OnCorp amplia operação em Suape com nova unidade de regaseificação e reforça polo energético
Contrato firmado pela OnCorp garante ampliação da capacidade de armazenamento de gás natural liquefeito (GNL) no Porto de Suape
Consolidando Pernambuco como polo energético do Nordeste, a governadora Raquel Lyra celebrou o novo contrato firmado pela OnCorp com uma multinacional para o afretamento de uma Unidade Flutuante de Regaseificação de Gás Natural Liquefeito (FSRU), no Complexo Industrial Portuário de Suape. A embarcação possui uma maior capacidade de armazenamento e amplia a oferta de gás natural no Nordeste, contribuindo para a diversificação de fornecedores e promovendo maior competitividade nos preços de GNL. A assinatura foi realizada nesta quinta-feira (15), em Nova York, durante missão internacional da comitiva pernambucana.
“A assinatura deste contrato é um passo histórico para a consolidação de Pernambuco como polo energético do Nordeste. O Terminal de Suape será um diferencial estratégico na matriz energética do Brasil, e a parceria da OnCorp, junto com a Shell, é a prova de que estamos prontos para receber grandes investimentos e gerar desenvolvimento sustentável para o nosso povo”, destacou Raquel Lyra.
A formalização do contrato representa um marco para o Porto de Suape, pois garante um dos principais componentes da operação: a unidade flutuante que permitirá o recebimento e a conversão do GNL para comercialização. Essa parceria entre a OnCorp e a empresa multinacional especializada em plataformas marítimas garante maior robustez técnica e também reforça o papel de Suape como o primeiro terminal multiusuário de GNL do Brasil.
O diretor-presidente da OnCorp, João Guilherme Mattos, destacou a importância da conquista. “Este acordo é resultado de um trabalho técnico rigoroso e de uma articulação estratégica com nossos usuários que vêm sendo construída no último ano. A FSRU contratada terá uma capacidade de armazenamento superior ao previsto inicialmente, o que amplia a eficiência do terminal e contribui para o aumento da oferta de gás natural no Nordeste. Este equipamento servirá para estimular a modicidade tarifária, fomentando a atração de novos investimentos industriais para Pernambuco”, afirmou Mattos.
O projeto do Terminal de Regaseificação de Suape é uma das principais apostas para a diversificação da matriz energética nordestina. Com a divisão da capacidade entre dois grandes grupos internacionais, o terminal se consolida como uma alternativa segura, escalável e eficiente para o fornecimento de gás natural na região.
Na ocasião, estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti; o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira Filho; a presidente da divisão de gás natural da Shell Américas, Jill Davies; e o diretor da OnCorp, João Mattos.
COLUMBIA UNIVERSITY - Durante missão oficial aos Estados Unidos, a governadora Raquel Lyra participou, na manhã desta quinta-feira (15), de um encontro com estudantes brasileiros, incluindo pernambucanos, que cursam graduação e pós-graduação na Columbia University, em Nova York. A reunião teve como foco o fortalecimento de laços com a comunidade acadêmica e a escuta ativa de jovens talentos do estado que se aperfeiçoam no exterior.
Integram a comitiva da governadora os secretários Rodolfo Costa Pinto (Comunicação); João Salles (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais); e a secretária executiva de Imprensa, Daniella Brito.

Notícias do dia
-
Concessões e Licitações
Brasil terá primeira concessão hidroviária no Rio Paraguai; investimentos somam R$...
-
Concessões e Licitações
Governo prevê R$ 30 bilhões em concessões portuárias até 2026, afirma ministro Silvio...
-
Terminais
Tereos realiza maior embarque de açúcar de sua história no Tiplam, com destino à China
-
Portos
Porto do Rio de Janeiro lidera crescimento entre portos públicos no 1º semestre de 2025
-
Terminais
TCP atinge 1 milhão de TEUs em 2025
-
Logística
FM Logistic cresce 8,2% e totaliza receita de 1,86 bilhão de euros
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.