Taxas contratadas de longo prazo sobem para níveis sem precedentes conforme a indústria atinge o ponto máximo

Xeneta - Alerta de taxas de contêiner

2021 está se tornando uma época de ouro para os operadores de navios porta-contêineres, com o aumento substancial de janeiro nas taxas contratadas de longo prazo sendo "estourado" devido aos desenvolvimentos em fevereiro. De acordo com o último relatório de Índices Públicos XSI® da Xeneta, que coleta dados de envio de fontes para fornecer inteligência de mercado exclusiva, as taxas dispararam 9,6% mês a mês (após o salto de 5,9% em janeiro).

Todos os principais corredores de transporte registraram subidas íngremes, impulsionadas pelo aumento contínuo da demanda, falta de fornecimento de equipamentos e taxas spot que se recusam a sair de seus picos elevados. O índice está agora em seu nível mais alto, com alta de 13,9% ano a ano, com alta de 16% nos primeiros dois meses de 2021.

Decisões difíceis

Os carregadores rezando por um "intervalo" nesta arena frenética podem ter que se preparar para mais do mesmo, avisa o CEO da Xeneta, Patrik Berglund. “Não é exagero dizer que este é realmente um momento extraordinário para a indústria”, comenta. “A demanda por contêineres disponíveis é bem relatada, assim como o congestionamento nos portos (principalmente nos EUA) e a interrupção causada pelo coronavírus. Isso continua a inflamar as taxas em alta, dando às transportadoras uma enorme vantagem sobre os transportadores quando se trata de negociações ”.

“Os operadores conseguiram manter as taxas à vista sempre altas e isso lhes dá munição para negociar contratos favoráveis de longo prazo. Isso cria uma escolha desagradável para os embarcadores. Ou seja, correr o risco de jogar no mercado à vista e esperar taxas mais baixas, ou fechar contratos e garantir sua cadeia de suprimentos, mas com um preço alto. E, claro, se você for um remetente menor, há um perigo real de ficar de fora para clientes maiores ou mais lucrativos. É uma situação muito difícil e fluida, em que os dados mais recentes do mercado são absolutamente essenciais para tomar as melhores decisões de negócios ”. Explicou.

Desempenho incomparável

A força do mercado é demonstrada pelo fato incomum de que todos os principais corredores comerciais em fevereiro, em termos de importação e exportação, registraram aumentos significativos. Alguns foram os mais altos já vistos no XSI®. Na Europa, as importações aumentaram 9,6% (após o enorme ganho de 19,3% do mês passado) com o índice agora aumentando 21,1% no comparativo anual. O benchmark de exportações, por sua vez, teve sua maior alta mensal de 11,1%, levando a um aumento de 7,7% em relação às taxas de fevereiro de 2020.

As importações do Extremo Oriente reescreveram o livro dos recordes do XSI® com um salto de 38,9%, o maior aumento mensal único visto nos índices. Isso deixa o índice 25,7% maior em relação ao ano anterior. Os números das exportações não conseguiram acompanhar o ritmo, mas ainda assim mostraram um crescimento acentuado com uma alta de 8,1%, empurrando o benchmark para 27,4% em relação a este período do ano passado.

Os desenvolvimentos nos EUA foram igualmente dramáticos. Aqui, o valor das importações aumentou 7,1% (7,9% ano-a-ano), enquanto as exportações viram seu maior aumento no relatório, um aumento massivo de 17,6% no mês-a-mês. No entanto, na sequência de um período prolongado de fraco desenvolvimento, este valor de referência permanece 2% inferior ao de fevereiro de 2020.

Evolução adiante?

Berglund diz que a natureza dinâmica do mercado torna problemático adivinhar desenvolvimentos futuros, embora ele veja “ajustes” inevitáveis à frente em um segmento em evolução. “O congestionamento nos EUA é um bom exemplo”, observa ele. “Relatórios recentes sugerem que havia 21 navios ancorados em Los Angeles / Long Beach, com um tempo médio de espera de oito dias. Isso vem na parte de trás da inteligência da National Retail Federation (NRF) indicando que as importações para os principais gateways dos EUA atingiram seu ponto mais alto na segunda metade de 2020. Portanto, há um ímpeto para as operadoras buscarem alternativas da costa oeste, como Oakland e Seattle e lançar novos serviços para maior eficiência. Isso pode afetar as taxas.

“Na Europa, já vemos desenvolvimentos com um novo serviço lançado pela China United Lines (CUL) atendendo ao Extremo Oriente. Curiosamente, a compra da rede XSTAFF uniu forças com a CUL para oferecer aos seus clientes - expedidores de menor escala - maior confiabilidade e segurança de custos. Uma segunda rota está programada para iniciar as operações em breve. Este modelo é uma alternativa intrigante, assim como os proprietários de cargas que buscam gerenciar suas próprias frotas. Isso poderia ser uma maneira de os carregadores recuperarem o controle? ”

Inteligência

“No longo prazo, a mudança fundamental é possível”, conclui Berglund, “mas para o curto prazo, os remetentes devem estar preparados para a probabilidade de negociações mais exigentes e de continuar com taxas altas. As mais recentes informações de mercado os ajudarão a entender o quão desafiador o caminho à frente promete ser. ”

As empresas que participam da plataforma de análise de mercado e benchmarking de taxas de frete aéreo e marítimo de origem coletiva da Xeneta, com sede em Oslo, incluem nomes como ABB, Electrolux, Continental, Unilever, Lenovo, Nestlé, L'Oréal, Thyssenkrupp, Grupo Volvo e John Deere, entre outros .

Para obter o relatório de índices públicos XSI® completo, clique aqui.




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