Exportações de Grãos no Arco Amazônico Alcançaram 51 Milhões de Toneladas em 2023

Até 30 de novembro de 2023, as exportações brasileiras de grãos via portos do Arco Amazônico atingiram a impressionante marca de 51 milhões de toneladas, conforme revelado pelos dados recentes divulgados pela Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Bacia Amazônica (Amport). Apesar das condições climáticas desafiadoras, com um ano caracterizado por uma seca significativa, o setor conseguiu superar as expectativas.

O presidente da Amport, Flávio Acatauassú, expressou sua satisfação com o desempenho, destacando um aumento de 22% na movimentação de carga até o final de novembro, em comparação com o ano anterior. Ele observou que mesmo com um clima marcado pela "super seca", o setor conseguiu superar os desafios, impulsionando as exportações de grãos na região do Arco Amazônico.

A entidade projeta um crescimento ainda mais expressivo até o final do ano, estimando que o volume total alcance 55 milhões de toneladas. Isso representará um notável crescimento de 32,5% em comparação com as 41,5 milhões de toneladas movimentadas em 2022. Vale ressaltar que no ano passado, a região já respondia por 51% do total de granéis agrícolas movimentados nos portos brasileiros.

Esses resultados indicam uma resiliência notável do setor de exportação de grãos na região do Arco Amazônico, reforçando seu papel fundamental na economia nacional e destacando a importância estratégica dos portos nessa área para o comércio internacional de commodities agrícolas.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.