Terminal de contêineres do Porto do Rio de Janeiro recebe quase R$ 1 bilhão em investimentos
O Porto do Rio de Janeiro recebeu, nesta sexta-feira (12), o anúncio da autorização emergencial e da aprovação preliminar do plano de investimentos da ICTSI, arrendatária do terminal de contêineres Rio Brasil Terminal. O projeto prevê R$ 948 milhões em investimentos privados, voltados à ampliação da capacidade operacional, à modernização da infraestrutura e ao fortalecimento da competitividade do terminal e do Porto do Rio.
Após o anúncio feito pelo CEO da Rio Brasil Terminal, Roberto Lopes, e pelo vice-presidente e líder das Américas do grupo ICTSI, Anders Kjeldsen, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, formalizou a autorização para o início imediato de obras consideradas essenciais para garantir a continuidade, a segurança e a eficiência das operações. A portaria da Secretaria Nacional de Portos, que respalda a medida, foi publicada no Diário Oficial da União no último dia 24 de novembro.
A PortosRio, Autoridade Portuária responsável pela administração do Porto do Rio de Janeiro, marcou presença no evento, reforçando o papel estratégico dos investimentos privados para o desenvolvimento do porto e da cadeia logística fluminense. Em seu discurso, o diretor-presidente da PortosRio, Flavio Vieira, destacou que o projeto de expansão e modernização da Rio Brasil Terminal representa um marco para o Porto do Rio de Janeiro. Segundo ele, os investimentos demonstram a confiança do mercado no potencial do porto e fortalecem a parceria com a ICTSI e a Rio Brasil Terminal. “São aportes que ampliam a eficiência, aumentam a segurança das operações e elevam a competitividade do terminal e do Porto do Rio como um todo. A PortosRio seguirá atuando de forma integrada e parceira para apoiar a execução desse projeto”, afirmou.
Entre as intervenções previstas estão a ampliação e a unificação de pátios, o acréscimo de quase 18 mil metros quadrados de área operacional, a modernização da rede elétrica, a implantação de um novo gate com seis balanças e a aquisição de equipamentos de grande porte, como guindastes, ERTGs, straddle carriers e pórticos ferroviários.
Com a execução do plano, a capacidade anual do terminal, atualmente em cerca de 440 mil TEU por ano, deverá alcançar aproximadamente 750 mil TEU por ano até 2029, podendo chegar a 1,2 milhão de TEU ao final de todas as fases do projeto. O terminal também será preparado para operar navios da classe ULCV, com capacidade de até 24 mil contêineres.
O evento contou com a presença de representantes de instituições públicas e privadas e de entidades da comunidade portuária. A ICTSI é um grupo internacional de origem filipina que opera 33 terminais de contêineres em diversos países e atua no Brasil desde 2001. No Porto do Rio de Janeiro, a empresa é responsável pela operação do Rio Brasil Terminal desde 2019, quando assumiu a gestão do antigo terminal da Libra.
Notícias do dia
-
Prêmios e Certificações
COP30: Grupo Maersk recebe o Selo Diamante do Pacto pela Sustentabilidade do MPOR
-
Portos
Norcoast transfere operações para terminal da DP World em Santos
-
Terminais
Terminal EBLog da Eldorado Brasil Celulose recebe certificação internacional de...
-
Portos
Nordeste ganha força em cargas estratégicas e movimenta mais 65 mi de toneladas nos...
-
Portos
Porto de Suape comemora 46 anos com estreia de linha marítima semanal para a Ásia
-
Terminais
Tecon Santos bate terceiro recorde mensal de movimentação no ano: mais de 243 mil TEUs...
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.