Governo autoriza ampliação da poligonal do Porto de Santos em 17,2 milhões de m²

Portaria do MPor publicada no DOU inclui novas áreas terrestres e aquaviárias; área em terra passa de 9,3 milhões para 14,5 milhões de m² (+56%), segundo a Autoridade Portuária de Santos. O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) autorizou a ampliação em 17,2 milhões de metros quadrados da poligonal do Porto Organizado de Santos, incluindo áreas terrestres e aquaviárias, como fundeio e áreas para deposição de resíduos de dragagem.

A medida foi formalizada por portaria publicada no Diário Oficial da União na terça-feira (10), com inclusão de novas áreas na Baixada Santista. Com a revisão, a área terrestre do porto — destinada a comportar novos terminais e infraestrutura portuária — passa de 9,3 milhões para 14,5 milhões de m², um crescimento de 56%, de acordo com a Autoridade Portuária de Santos (APS).

O presidente da APS, Anderson Pomini, afirmou que a ampliação prepara o porto para as próximas décadas e pode atrair investimentos e empregos, além de elevar a eficiência do complexo. Segundo a APS, o pedido de ampliação foi encaminhado ao MPor em 2024, passou por consulta pública em 2025 e teve parte das áreas incorporadas agora, enquanto outras ainda seguem em avaliação pelo governo.

O MPor informou que a revisão incorpora áreas em pontos como Caneu, Monte Cabrão e Alemoa, além de atualizar áreas de fundeio após ajustes promovidos pela Marinha do Brasil. De acordo com o ministério, a ampliação pode viabilizar novas infraestruturas e atividades retroportuárias e logísticas, além de reforçar segurança jurídica para o planejamento do porto.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.