Uma “nova voz” para os terminais de granéis

Associação com sede no Reino Unido promete unificar as reivindicações globais e batalhar pelo setor

Operadores de terminais de granéis do mundo todo acabam de criar uma nova associação para fazer frente às autoridades governamentais e ajudar o setor a enfrentar os novos desafios ambientais e comerciais que terão pela frente. A chamada ABTO (Association of Bulk Terminal Operators), tem por objetivo dar voz aos operadores de terminais graneleiros por meio de um fórum no qual os membros poderão discutir temas que impactam sobre o transporte oceânico global de commodities a granel.

O diretor executivo da associação, Ian Adams, declarou que a entidade foi criada para compensar a pouca representatividade do setor, tanto no Reino Unido, onde está estabelecida, quanto no âmbito internacional. “Nossa intenção é promover a facilitação e o incentivo a um intercâmbio livre e franco de opiniões, oferecendo ao segmento de granéis secos a vantagem de dispor de uma frente única de discussões com governos, embarcadores, armadores e operadores. Unificar é a única maneira de promover e proteger os interesses dos operadores de terminais de granéis no mundo todo”, afirmou o diretor.

Adams, que já dirigiu também a International Bunker Industry Association e o Dry Bulk Terminals Group, inaugurou a plataforma online da ABTO (Visite aqui), explicando a estrutura da organização: “Os secretários da ABTO serão orientados por um Quadro Consultivo sobre assuntos atuais e relevantes que influenciam nas condições técnicas, comerciais, ambientais e de mercado das operações de terminal de granéis, assim como no transporte de commodities”.

Todas as funções administrativas e gerenciais da ABTO serão realizadas pela by Maritime Association Management Company, formada por quarto membros experientes da comunidade marítima, com amplo conhecimento da indústria e especialização nas mais diversas áreas, desde marketing, eventos, até administração e mercado editorial. O diretor reconhece que, nos tempos modernos, os associados não dispõem de tempo suficiente para se dedicar a fundo às questões levantadas e, por isso, é importante contar com o quadro consultivo.

A afiliação junto à ABTO é aberta a todos os operadores de terminais, fornecedores de equipamentos e serviços e associações ou instituições relacionadas ao setor.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.