APS e Agências Reguladoras Discutem Ampliação Ferroviária do Porto de Santos

A Autoridade Portuária de Santos (APS) realizou, nesta segunda-feira (20), em Brasília, a primeira de uma série de reuniões semestrais com representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e Associação Gestora da Ferrovia Interna do Porto de Santos (Ag-Fips). O objetivo das reuniões é tratar das obras de ampliação da capacidade ferroviária do Porto de Santos.

Durante o encontro, a Ag-Fips apresentou aos órgãos fiscalizadores os investimentos previstos no contrato de cessão da malha ferroviária interna do Porto de Santos, firmado com a APS. Em abril deste ano, a ANTT e a Antaq assinaram um acordo de cooperação para o compartilhamento da fiscalização e operação da malha ferroviária do Porto.

A Fips, uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) composta pelas empresas Rumo, MRS Logística e VLI, tem como meta aumentar a capacidade de transporte ferroviário do Porto de Santos para 100 milhões de toneladas/ano. Os investimentos, que ultrapassam R$ 1 bilhão, incluem a construção de novas linhas férreas, viadutos para separar o tráfego rodoviário e ferroviário, passarelas de pedestres e a pera ferroviária na margem direita.

Esses investimentos são essenciais para modernizar a infraestrutura do Porto de Santos e aumentar sua eficiência logística. A colaboração entre a APS, ANTT, Antaq e Ag-Fips é fundamental para o sucesso dos projetos e para o fortalecimento do transporte ferroviário no Brasil.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.