CMA CGM Bahia, o Maior Navio Bicombustível, Chega ao Porto do Rio de Janeiro

O Porto do Rio de Janeiro recebeu o maior navio porta-contêineres bicombustível na rota sul-americana. Com 336 metros de comprimento e capacidade para 13.200 TEUs, o navio movido a GNL (Gás Natural Liquefeito) representa a mais recente geração de navios sustentáveis.

Construído em 2023, o CMA CGM Bahia é um marco na indústria naval, ancorando no Rio Brasil Terminal. O navio, da armadora francesa CMA CGM, incorpora tecnologias avançadas para reduzir as emissões de dióxido de carbono e promover a eficiência energética.

Equipado com um sistema de energia de duplo combustível de GNL, o CMA CGM Bahia possui um tanque de carga de GNL de 14.000 metros cúbicos. O inovador sistema de recirculação de gases de escape (ICER) reduz o deslizamento de metano em 50%, contribuindo para uma diminuição de mais de 28% nas emissões de gases de efeito estufa.

Além de priorizar a eficiência energética, o navio apresenta características que otimizam a navegação, como um defletor de vento na proa para economias significativas de combustível e dispositivos de economia de energia na popa para melhorar a eficiência da propulsão da hélice.

O CMA CGM Bahia, ao aportar no Porto do Rio de Janeiro, destaca a indústria naval na busca por combustíveis mais verdes e reforça o compromisso do setor com um futuro marítimo mais limpo e eficiente. Programado para desatracar nesta sexta-feira, após operar mais de 1000 contêineres, este navio representa um passo crucial em direção a uma navegação mais ecológica e sustentável.




Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.