Codesp terá supervisão exclusiva para controle dos navios
Equipe fará o acompanhamento das embarcações, controle em relação a documentação, dados técnicos, entre outros
A partir de agora a STA (Supervisão do Tráfego Aquaviário) que integra a Getaq (Gerência de Acesso Terrestre e Aquaviário) da Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo) cuidará do tráfego marítimo do Porto de Santos.
A Supervisão fará o controle dos navios em relação a sua documentação e dados técnicos, com a finalidade de efetuar a correta programação de atracação em obediência às normas, resoluções e legislação vigentes. Além disso, ela também fará o acompanhamento das embarcações até deixarem o complexo.
O controle dos profissionais envolverá as informações pertinentes aos navios destinados aos terminais situados nas margens direita e esquerda do complexo marítimo. O setor também se responsabilizará pela solicitação, através de terceiros, para a execução de serviços acessórios durante a estada do cargueiro no cais – como o abastecimento de água e combustíveis das embarcações e escolta terrestre para mercadorias especiais e cargas de projeto.
A Supervisão ainda controla os calados operacionais dos berços e do canal do porto. Com isso, programa as batimetrias (exames para medir o quão fundo está cada trecho do estuário) e a dragagem, realizadas pela Gerência de Dragagem da Codesp. Além de também analisarem as sondagens obtidas após a dragagem dos berços, em conjunto com o serviço de Praticagem, para determinação do calado final.

Notícias do dia
-
Acordos
Porto de Santos e Associação Comercial de São Paulo firmam parceria para impulsionar...
-
Portos
Armando Monteiro Bisneto busca apoio em Brasília para projetos estratégicos do Porto...
-
Cabotagem
Norcoast aposta na expansão da cabotagem com integração logística
-
Cabotagem
Aliança amplia soluções e aposta em logística multimodal para impulsionar crescimento...
-
Feira Intermodal
Rhenus Logistics estreia na Intermodal South America 2025
-
Sustentabilidade
Ambipar mostra o caminho para a sustentabilidade na Intermodal
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.