Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes Recebe o Primeiro Navio com Mais de 306 Metros

Atracou na Portonave dia 31 de maio, e zarpou em 1º de junho, o primeiro navio com mais de 306 metros a operar no Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes. Do armador Evergreen, o Ever Laurel, medindo 334,9 metros de comprimento e 45,8 metros de largura (boca), inaugurou a nova Bacia de Evolução com esta classe de navios.

O gigante, com capacidade para 8.452 TEUs (medida equivalente a um contêiner de 20 pés), operou no cais da Portonave e depois seguiu destino a Montevidéo, no Uruguai. Foi na manobra de saída, com navegação à ré, que ele fez o giro na nova Bacia e seguiu viagem. A operação ocorreu em 1 hora e 20 minutos e foi concluída com sucesso.

As manobras especiais para receber navios de até 350 metros de comprimento no Complexo Portuário foram autorizadas dia 17 de abril pela Autoridade Marítima (Marinha). A mobilização para a criação de uma nova Bacia de Evolução, que possibilitasse aos portos de Navegantes e Itajaí receber navios com mais de 306 metros de comprimento, iniciou em 2012 (veja linha do tempo), quando os terminais custearam os estudos e simulações. Houve o engajamento de toda a comunidade portuária e dos prefeitos dos dois municípios. Foram vários estágios, obras, dificuldades e conquistas, que culminaram com a conclusão do processo em janeiro de 2020 – após 12 manobras teste com navios de 306 metros na nova área de giro. “Enfim, teremos melhores condições operacionais e alternativas às linhas de navegação, estimulando o desenvolvimento econômico”, comenta o Diretor-Superintendente Administrativo da Portonave, Osmari de Castilho Ribas. “Agradecemos e parabenizamos os esforços da Autoridade Portuária, Marinha, Praticagem e Governo do Estado para que este projeto fosse executado com sucesso”, completa o Diretor-Superintendente Operacional da Portonave, Renê Duarte.

Assim como nas manobras teste realizadas com navios de 306 metros, estão previstas 24 manobras com os gigantes, sendo 12 com giro na saída e outras 12 com evolução na entrada e atracação com manobra à ré. São esperados para a realização de novas manobras navios de até 350 metros de comprimento por 48,50 de boca.

Agora a região fica na expectativa para executar a segunda etapa da nova Bacia de Evolução, para atender navios de até 400 metros de comprimento e 65 metros de largura. Há previsão de recursos da União de aproximadamente R$ 250 milhões, previstos no Plano Plurianual (PPA – Ministério da Infraestrutura) de 2020 a 2023. A obra está projetada e licenciada ambientalmente, mas não há qualquer previsão de início dos trabalhos até agora.

O Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes é o segundo maior movimentador de contêineres do país, responde por 70% da balança comercial do Estado e 5% da balança comercial do país.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.