Governo federal promove reuniões técnicas para atualização do Plano Mestre de Suape

A Empresa de Planejamento e Logística (EPL), vinculada ao Governo Federal, vem realizando, desde segunda-feira (15), reuniões técnicas para a atualização do Plano Mestre do Complexo Portuário de Suape, localizado na Região Metropolitana do Recife. Os encontros presenciais vão acontecer até a próxima quinta-feira (18) e envolvem os terminais arrendatários, operadores portuários e equipe da administração do atracadouro. O atracadouro localizado no Centro da capital pernambucana também terá seu Plano Mestre atualizado.

A abertura dos trabalhos aconteceu no auditório do Centro Administrativo de Suape e contou com a presença do diretor-presidente da estatal portuária, Roberto Gusmão; integrantes da diretoria, colaboradores do porto, representantes do Ministério da Infraestrutura, da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA) e do Conselho da Autoridade Portuária.

O Plano Mestre é um instrumento de planejamento de Estado voltado aos complexos portuários que abranjam os portos organizados, considerando as perspectivas do planejamento de transportes em nível estratégico. O intuito é direcionar ações e investimentos de curto, médio e longo prazos nos portos, na relação porto/cidade e em seus acessos.

Durante a semana, o grupo também realizará visitas em locais do Porto Organizado para verificar questões da infraestrutura e da logística portuária. O documento é atualizado anualmente e a presente revisão deve ser concluída no primeiro trimestre de 2023 e divulgada até o final do próximo ano.

“As expectativas com a atualização do Plano Mestre são as melhores. Suape tem previsão de constante crescimento em relação à movimentação de cargas, com base nos diversos projetos que estão em andamento no complexo. A perspectiva é de, cada vez mais, gerar emprego e renda para a população”, afirma o diretor-presidente do Roberto Gusmão.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.