Novos Portêineres e RTGs viabilizarão navios maiores em Itapoá

A aquisição pretende facilitar as operações com as novas embarcações que passarão a aportar no País, de maior comprimento e largura, muitas vezes excedendo 60 metros

download (3) Itapoá abriu a movimentação de 2016 com a chegada do navio Zen Hua 19, desembarcando dois portêineres e seis RTGs que prometem garantir mais agilidade operacional ao porto. A encomenda dos equipamentos já estava prevista desde o início das operações do porto em 2011, e foi ratificada no fim de 2013. A ZPMC, a mesma indústria que produziu os outros quatro Portêineres e onze RTGs atualmente em operação no porto, levou dez meses para fabricar os novos equipamentos, que trazem como diferenciais as dimensões das "lanças" dos portêineres, capazes de alcançar até 65 metros, dez a mais que os atuais equipamentos em operação.

O objetivo da aquisição é facilitar as operações com as novas embarcações que passarão a aportar no País, de maior comprimento e largura, muitas vezes excedendo 60 metros. Hoje em dia, os equipamentos comuns nos portos brasileiros precisam realizar manobras duplas quando se trata de embarcações de grande porte, “virando” o navio para alcançar a carga.

Somando agora seis Portêineres e 17 RTGs, o Porto Itapoá torna-se um dos portos mais bem equipados do País, e garante que poderá oferecer mais agilidade e eficiência na movimentação de contêineres. A administração portuária relata que, embora o ano de 2015 tenha apresentado muitos desafios comerciais e estruturais, o Terminal conseguiu superar sua movimentação de contêineres em cerca de 10% em relação a 2014, ultrapassando a marca de 320 mil unidades, e o índice de 83,9 MPH (Movimentos Por Hora).

O Presidente do Porto Itapoá, Patrício Junior, diz que a aquisição dos novos equipamentos trará mais qualidade e eficiência operacional aos clientes do Terminal: “Estamos num mercado altamente competitivo e, para nos destacarmos, precisamos oferecer ao mercado o que podemos fazer de melhor. Temos a Baía da Babitonga como um grande ativo, um time altamente qualificado, e agora estamos com nossa capacidade operacional, em termos de equipamentos, completa para esta fase do Porto Itapoá”.

Para 2016, o presidente do porto aposta no trabalho e na dedicação como base para enfrentar um ano de incertezas políticas e econômicas no País. “A iniciativa privada e a sociedade civil são os agentes mais importantes na atual situação de nosso País. Precisamos assumir esse protagonismo investindo e acreditando que podemos fazer a diferença. O Porto Itapoá mantém sua estratégia de investimento justamente por dar crédito ao mercado e ao espírito empreendedor da sociedade”, destaca.

A instalação completa dos equipamentos deve ser finalizada em até duas semanas, e os novos Portêineres e RTGs começarão a operar ainda neste mês de janeiro.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.