Porto de Itajaí volta a crescer

Complexo deixa para trás prejuízos e começa a colecionar saldos positivos

Depois de mais de um ano colecionando prejuízos, o Porto de Itajaí voltou a crescer pelo segundo mês consecutivo. Os bons números são resultado de um incremento nas exportações – a média de containers cheios embarcados na APM Terminals em setembro e outubro é quase 30% maior do que a dos meses anteriores. São de mais de 8,8 mil Teus, contra 6,8 mil Teus de exportação entre janeiro e agosto. O envio de carne congelada para o exterior, de empresas como BRF, JBS e Aurora, foi o responsável por turbinar as operações.

Em outubro o terminal registrou aumento de 21% no total de Teus movimentados e dobrou o número de escalas de navios em relação a outubro do ano passado. Em setembro a movimentação já havia crescido 26%. Os resultados da Portonave, em Navegantes, também são positivos. O porto teve um aumento de 41% na movimentação de Teus, com 85,6 mil containers em outubro, e aumentou em 50% o número de atracações em relação a outubro de 2015. No acumulado do ano, a movimentação aumentou 38%.

Nesse quesito, Itajaí ainda está em desvantagem: acumula movimentação 42% menor do que de janeiro a outubro do ano passado. O Complexo Portuário do Itajaí já movimentou este ano US$ 9,9 bilhões, que correspondem a 67% do comércio exterior no Estado. Os oito terminais em Itajaí e Navegantes que integram o complexo somam 11% de acréscimo nos 10 primeiros meses do ano. A estimativa é fechar 2016 com 1,1 milhão de Teus – a maior movimentação da história.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.