Porto de Santos Avança na Implementação do Sistema de Gerenciamento de Tráfego de Embarcações
Após uma espera de dez anos, o Sistema de Gerenciamento e Informações do Tráfego de Embarcações (VTMIS, na sigla em inglês) finalmente será implementado no Porto de Santos, segundo Anderson Pomini, presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS). "O VTMIS é essencial para que a APS assuma o controle das manobras de entrada e saída dos navios, bem como o monitoramento do tráfego aquaviário, garantindo maior eficiência e segurança", destacou Pomini. Atualmente, a Praticagem realiza esse serviço em coordenação com a APS, que em breve assumirá integralmente essa responsabilidade, em conformidade com uma exigência do Tribunal de Contas da União (TCU).
A Fundação Ezute foi escolhida para auxiliar a APS no planejamento e na condução do procedimento licitatório, o que resultará na contratação de uma empresa para a implementação do VTMIS. Claudia Tocantins, Gerente de Projetos da Fundação, adiantou que "a previsão é que o edital de licitação seja publicado em outubro deste ano, visando selecionar uma integradora e assinar o contrato de implementação do sistema a partir do segundo trimestre de 2025".
O comandante Carlos Marden Soares Pereira da Silva, gestor do VTMIS da APS, informou que a última pendência necessária para a divulgação do edital foi resolvida no dia 1º de agosto, com a autorização das dispensas de licenciamento ambiental por parte da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Marden também ressaltou os esforços da APS em viabilizar os terrenos para a instalação das estações radar, solicitando dispensas ambientais ao órgão estadual competente e obtendo a licença de implantação da Marinha do Brasil.
O VTMIS é um sistema eletrônico de auxílio à navegação, capaz de monitorar em tempo real o tráfego aquaviário, integrando um grande volume de informações de dispositivos e sensores. O objetivo é garantir a segurança e eficiência da navegação e das operações portuárias, protegendo vidas humanas no mar e o meio ambiente em áreas de intensa movimentação de embarcações ou risco de grandes acidentes.
Com a implementação do VTMIS, o Porto de Santos e seus parceiros, como armadores e agências marítimas, terão maior previsibilidade na organização do tráfego aquaviário e no planejamento das manobras de entrada e saída dos navios. "A solução tecnológica permitirá à Autoridade Portuária sequenciar as manobras com segurança e definir prioridades para os navios em condições semelhantes, aumentando a efetividade das operações portuárias", afirmou Marden.
Além disso, o sistema otimizará o planejamento do transporte marítimo, permitindo que navios ajustem sua velocidade para entrar diretamente no porto sem necessidade de espera, trazendo economia e eficiência logística aos terminais. O VTMIS também poderá apoiar as operações da Polícia Marítima (Nepom-PF), Marinha do Brasil, Receita Federal e outros órgãos de segurança, ao detectar e identificar em tempo real embarcações suspeitas ou não autorizadas a navegar na área do Porto Organizado.
Notícias do dia
-
Cabotagem
Norcoast evitou 317,8 mil toneladas de CO₂e em 2025
-
Portos
Porto de Santos faz acordo de estudos para transbordo off shore de soja
-
Terminais
DP World fecha concessão de 50 anos para construir dois terminais em Fujairah
-
Marítimo
Maersk lança solução integrada de cadeia fria para uvas do Chile via porto de Wilmington
-
Terminais
TCP e Brado concluem obras que ampliam capacidade ferroviária no Porto de Paranaguá
-
Terminais
Libraport movimenta US$ 203,58 milhões em cargas de saúde animal no primeiro...
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.