Porto de Suape Atinge Crescimento de 38% na Movimentação de Açúcar

O atracadouro pernambucano movimentou 211.349, 15 toneladas ao longo de 2023. Trata-se de um dos principais produtos de exportação de Pernambuco

O Porto de Suape inicia o ano de 2024 com movimentações expressivas, destacando-se o embarque de açúcar ensacado e o notável crescimento do Hub de Veículos. Com apenas três semanas transcorridas, as operações já sinalizam um período promissor para o principal porto do estado.

Ao longo de 2023, o Porto de Suape evidenciou seu papel central na exportação de açúcar ensacado, movimentando um total de 211.349,15 toneladas. Esse número representa um significativo aumento de 38% em relação ao ano anterior, quando foram transportadas 153.219,47 toneladas. A tendência de crescimento continua em 2024, com operações de grande porte já registradas.

No Cais 1, nesta segunda-feira (22), o navio Neptune J, de bandeira de Palau, atualmente está sendo abastecido com 23,2 mil toneladas de açúcar ensacado desde o último dia 13. Originário de Trípoli, no Líbano, a embarcação retornará ao local de origem na próxima quarta-feira (24). Destaca-se que o açúcar é proveniente de engenhos localizados na Zona da Mata Sul de Pernambuco, tornando o escoamento eficiente para várias partes do país e do mundo.

O diretor de Desenvolvimento e Gestão Portuária, Nilson Monteiro, enfatiza a proximidade do Porto de Suape com as principais usinas produtoras de açúcar da Mata Sul de Pernambuco, o que otimiza o escoamento da produção e contribui para a competitividade da indústria açucareira do estado.

Além do sucesso no setor açucareiro, o Hub de Veículos do Complexo de Suape, considerado o maior do Norte/Nordeste, registrou um crescimento notável. Em 2023, a movimentação de automóveis aumentou em impressionantes 42% em comparação ao ano anterior. O total de 80.604 unidades, entre operações de exportação, importação e transbordo, consolida o hub como o mais movimentado da região.

A Autoridade Portuária de Suape, ao longo do ano passado, registrou 1.509 atracações de navios, mantendo a liderança nacional na movimentação de granéis líquidos e no transporte de cabotagem. Além disso, o porto ocupou o primeiro lugar no transporte de contêineres até novembro. O balanço oficial dessas realizações será divulgado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) na segunda quinzena de janeiro de 2024.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.