Porto de Suape sobe no ranking do Índice de Desempenho Ambiental

O Porto de Suape aumentou a nota no Índice de Desempenho Ambiental (IDA) da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e passou de 72,05 em 2018 para 85,40 em 2019. O resultado fez o porto subir uma posição no ranking dos portos brasileiros e alcançar o oitavo lugar entre as 31 instalações públicas avaliadas. O Índice é uma importante ferramenta de comparação e compreensão da dinâmica da gestão portuária. O IDA mede, rigorosamente, o grau de atendimento às conformidades ambientais de cada porto. A Antaq divulgou o IDA 2019 neste mês de agosto.

“Algumas medidas foram tomadas que representaram significativa resposta positiva no âmbito da Gestão Ambiental Portuária e consequentemente no atendimento de alguns quesitos requeridos pela Antaq, por meio da avaliação do IDA. Dentre eles, a retomada do Programa de Monitoramento Ambiental, o qual se dedica à avaliação da qualidade da água e dos sedimentos, bem como caracterização da biota marinha, incluindo espécies exóticas, na área portuária de Suape e adjacências”, explica o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Suape, Carlos Cavalcanti.

O Porto de Suape também adotou medidas para redução do consumo energético da instalação portuária, a exemplo do Programa de Eficiência Energética, por meio do uso de energia limpa, permitindo assim estabelecer metas para redução nos anos seguintes. Houve um crescimento significativo na dotação orçamentária destinada ao setor de meio ambiente, em paralelo ao crescimento da dotação orçamentária do próprio porto.

O IDA é anual e foi implantado em 2012. A metodologia utilizada pela Antaq considera 38 indicadores baseados na legislação ambiental aplicável, na literatura técnica especializada e nas boas práticas observadas no setor portuário mundial. Esses indicadores foram classificados em quatro categorias (econômico-operacional, sociocultural, físico-químico e biológico-ecológico) e 14 indicadores globais. O somatório dos valores correspondentes aos níveis de atendimento para os indicadores específicos fornece o resultado geral de desempenho ambiental da instalação portuária.

A avaliação estabelece, para cada indicador, um conjunto de situações de atendimento que determina em que estágio a gestão se encontra naquela categoria. Sugere, também, níveis progressivos de atendimento para cada indicador, que, de acordo com as prioridades de cada interessado, podem ser utilizados como referências para a adoção de medidas de gestão ou regulação.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.