Porto do Rio de Janeiro ingressa no Mercado Livre de Energia, prevendo economia de 30% nos custos
A PortosRio, Autoridade Portuária responsável pela gestão dos portos públicos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis, anunciou, no último dia 25, a entrada do Porto do Rio de Janeiro no Mercado Livre de Energia (MLE). O MLE permite que consumidores possam escolher seus fornecedores livremente, dando liberdade para negociação de preços e escolha das fontes de energia. A expectativa para 2024 é economizar cerca de 30% mensal com os custos de energia.
A PortosRio também projeta uma redução anual de emissões de CO² de mais 200 toneladas a partir da escolha de fontes renováveis como hídricas, eólicas, solares e biomassa, que são impulsionadas pelo MLE.
O diretor-presidente da PortosRio, Francisco Martins, se mostrou entusiasmado com essa transição: “Além da economia substancial que iremos alcançar, esta mudança representa um passo significativo para a modernização e a eficiência energética do Porto do Rio de Janeiro, demonstrando o compromisso da PortosRio com a sustentabilidade e a redução de custos operacionais. Com a liberdade de escolher nossos fornecedores e fontes de energia, estamos posicionando o Porto do Rio de Janeiro para um futuro mais sustentável e competitivo."
A migração do Porto do Rio de Janeiro para o novo modelo de consumo foi facilitada pela Liven, maior Gestora Independente de Energia do Estado. A troca para o ambiente livre de contratação foi licitada por meio de Pregão Eletrônico, tendo a MILL Energia como vencedora da licitação.

Notícias do dia
-
Concessões e Licitações
Brasil terá primeira concessão hidroviária no Rio Paraguai; investimentos somam R$...
-
Concessões e Licitações
Governo prevê R$ 30 bilhões em concessões portuárias até 2026, afirma ministro Silvio...
-
Terminais
Tereos realiza maior embarque de açúcar de sua história no Tiplam, com destino à China
-
Portos
Porto do Rio de Janeiro lidera crescimento entre portos públicos no 1º semestre de 2025
-
Terminais
TCP atinge 1 milhão de TEUs em 2025
-
Logística
FM Logistic cresce 8,2% e totaliza receita de 1,86 bilhão de euros
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.