Portos do Paraná investe R$ 29 milhões na modernização do Píer Público de Granéis Líquidos
A Portos do Paraná deu início às obras de manutenção e reforço da segurança no Píer Público de Granéis Líquidos (PPGL), no Porto de Paranaguá. A assinatura da ordem de serviço ocorreu na última quinta-feira (13), marcando o começo de um projeto essencial para a modernização da estrutura, com um investimento de aproximadamente R$ 29 milhões.
O projeto foi desenvolvido em parceria com os operadores do PPGL, garantindo que as melhorias atendam às necessidades de segurança e eficiência das operações no local.
Principais melhorias no PPGL
A obra contempla:
- Construção de um novo dolfim para atracação e amarração de navios;
- Instalação de uma passarela metálica com sistema de atracação a laser e ganchos de desengate rápido;
- Substituição das defensas, que minimizam o impacto das embarcações na atracação;
- Recuperação da pavimentação, incluindo sinalização vertical e horizontal;
- Adequações no sistema elétrico.
O prazo estimado para a execução da obra é de 420 dias. Devido à complexidade da intervenção – realizada em uma área classificada, onde há risco de presença de gases ou vapores inflamáveis – algumas atividades precisarão ser suspensas durante as operações de navios.
“Por ser uma obra em área classificada, alguns trabalhos não poderão ser executados enquanto o navio estiver operando, o que demonstra a complexidade da obra”, explica Victor Kengo, diretor de Engenharia e Manutenção da Portos do Paraná.
Importância do PPGL
Construído na década de 1940, o Píer Público de Granéis Líquidos atende atualmente cinco terminais nos berços de atracação 141 e 142:
- Petrobras/Transpetro
- Liquipar
- Catallini
- CBL
- TERIN
Os dutos de cada terminal são independentes e conectam diretamente o navio atracado ao sistema de movimentação da empresa. Entre as cargas operadas no PPGL estão óleo bruto de petróleo, óleo diesel, metanol e diferentes tipos de gasolina.
Produtividade e crescimento
Em 2024, o PPGL foi responsável por 53,3% da movimentação de granéis líquidos nos portos paranaenses. Um dos destaques foi o óleo de soja, que, em janeiro de 2025, registrou uma movimentação de 63,8 mil toneladas, representando 72,48% da movimentação nacional. O valor FOB das operações superou US$ 65 milhões, de acordo com o Comex Stat.
O óleo de soja também impulsionou o crescimento na categoria de óleos vegetais, que inclui produtos como óleo de palma e óleo de coco. Em janeiro de 2024, a movimentação total dessa categoria atingiu 81,5 mil toneladas, um avanço de 225% em relação ao ano anterior.

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