Primeiro grande navio de contêineres do mundo convertido em GNL navega em Hamburgo
Brussels Express fez sua primeira viagem
Durante o fim de semana, o “Brussels Express” de 15.000 TEU navegou pela primeira vez em seu porto de origem, Hamburgo. É o primeiro grande navio de contêineres do mundo a ser convertido para propulsão a gás. Em setembro de 2020, quando ainda era chamado de “Sajir”, o navio foi para o estaleiro Huarun Dadong em Xangai. Lá, já haviam sido feitos todos os preparativos para que um guindaste flutuante içasse o tanque de GNL de 1.300 toneladas até o ventre do navio, bem como para a realização de outros trabalhos relacionados à conversão.
“O fato de um retrofit dessa escala nunca ter sido feita antes significava que enfrentávamos inúmeros desafios - do planejamento à implementação. Abrimos novos caminhos com a conversão e agora iremos testá-la com muita precisão em operação no mundo real ”, disse Richard von Berlepsch, Diretor Gerente de Gestão de Frota da Hapag-Lloyd. “Fossil LNG é atualmente o combustível mais promissor no caminho para emissões zero. O objetivo de médio prazo é ter operações de transporte neutras em CO2 usando gás natural sintético (SNG)”.
Em uma homenagem ao Acordo Verde europeu, a Hapag-Lloyd rebatizou o navio de “Expresso de Bruxelas”. Além disso, a frase “Shipping for a cleaner future!” adorna o quebra-mar no castelo de proa.
Navio Brussels Express
O navio ainda não está operando exclusivamente com GNL, pois as obras de garantia final serão realizadas ao final desta viagem de ida e volta. O primeiro bunkering completo de GNL ocorrerá em Cingapura na próxima viagem de ida. No futuro, o navio, que atualmente opera no serviço Far East 4 entre a Ásia e o Norte da Europa, fará bunker duas vezes por viagem de ida e volta: em Cingapura e em Rotterdam.
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