Simulado de Incêndio no Porto de Santos foi satisfatório

Envolvendo segurança do trabalho, bombeiros, terminal e equipes de resgate, ação foi concluída em menos de uma hora

O maior simulado de combate a incêndio já realizado no Porto de Santos divulgou seus resultados, e a ação foi considerada “com saldo inicial positivo”. De acordo com o PAM (Plano de Auxílio Mútuo), os tempos de resposta à ocorrência simulada no treinamento da manhã desta terça-feira no terminal de containers da Santos Brasil, localizado na margem esquerda do complexo santista, foram muito bons.

O simulado iniciou com a rápida reação do operador do guindaste RTG, que, em 5 segundos, informou à equipe de monitoração da Santos Brasil sobre a existência de uma emergência. Isso permitiu que a empresa iniciasse seu plano de atendimento e controlasse todo o evento rapidamente, acionando os órgãos intervenientes.

Em 10 segundos, as áreas de Segurança do Trabalho e Segurança Patrimonial foram acionadas para a avaliação da gravidade da ocorrência. Em três minutos, o bombeiro civil da empresa fez sua avaliação e, em seis, iniciou o resgate da vítima. Em oito minutos, a Santos Brasil determinou o abandono do terminal, ação que foi concluída em 19 minutos e envolveu 323 funcionários.

A segunda vítima do simulado, um operador que estava no RTG, em uma altura de 23 metros, recebeu os primeiros socorros de um profissional de saúde da Santos Brasil em sete minutos. Na sequência, os bombeiros assumiram a ocorrência para realizar o resgate, o que ocorreu por meio de uma tirolesa.

A identificação do produto químico que provocou o vazamento que deu início ao simulado foi imediata e uma planilha gerada para localizar outros containers próximos com produtos que pudessem agravar a situação. Ao identificar um container com tais características, iniciou-se o planejamento para a sua retirada, o que ocorreu em 54 minutos.

O Corpo de Bombeiros chegou ao terminal nove minutos após o seu acionamento, dando início ao combate ao incêndio com água. A embarcação do Grupamento de Bombeiros Marítimo atracou no terminal em 22 minutos.

Coordenado pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), o PAM reuniu na manhã de hoje representantes de 20 entidades, entre Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Ibama, Cetesb, Prefeituras, Antaq, Receita Federal, Polícia Federal para a participação e avaliação do simulado. Durante toda a ação, cerca de 250 pessoas estiveram envolvidas e cerca de mil foram sensibilizadas. O relatório final do simulado será entregue à Codesp.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.