TCP Recebe Navio CMA CGM BUZIOS movido a GNL
O Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) deu as boas-vindas ao CMA CGM BUZIOS na última semana de junho, marcando a chegada do primeiro de seis navios porta-contêineres de uma nova geração "prontos para biometano e e-metano". Estas embarcações, com tecnologia sustentável e aerodinâmica aprimorada, são parte do serviço semanal SEAS2 que conecta Paranaguá ao continente asiático.
Os novos navios do Grupo CMA CGM, incluindo o CMA CGM BUZIOS, são movidos a gás natural liquefeito (GNL) e possuem um sistema de recirculação de gases de escape (ICER), emitindo 28% menos gases de efeito estufa em comparação com navios convencionais. Essas embarcações, com 336 metros de comprimento e 51 metros de largura, podem transportar até 13.264 TEUs. Além de sua grande capacidade, destacam-se pela cor verde e pelo windshield, uma estrutura que melhora a aerodinâmica e aumenta a eficiência energética.
Carolina Merkle Brown, gerente comercial de armadores da TCP, destacou o alinhamento da operação dos navios com propulsão LNG ao compromisso com a sustentabilidade e inovação do terminal. "Esta iniciativa atende à crescente demanda por práticas sustentáveis e responsáveis no mercado de transporte marítimo", afirmou Brown.
A chegada dos navios movidos a GNL representa um marco para o setor de transporte marítimo brasileiro, conforme explicou Neusa Marcelino, CEO da CMA CGM Brasil. "Esse investimento demonstra nosso compromisso com o avanço das metas econômicas sustentáveis do país e promove um futuro mais limpo e sustentável", disse Marcelino. Ela acrescentou que os novos navios permitem atender a volumes adicionais e reduzir significativamente a pegada ambiental das remessas.
Os novos navios de 336 metros são os maiores a atracar regularmente no Terminal de Paranaguá, superando o tamanho médio das embarcações anteriores. "A atualização da frota contribuirá para o desenvolvimento econômico das regiões atendidas, especialmente com a abertura de oportunidades de importação e exportação para dois portos no Norte da China", destacou Carolina Merkle Brown. Setores como exportação e importação de carnes congeladas, eletrônicos, autopeças e produtos químicos e petroquímicos são os que mais devem se beneficiar.
A TCP tem alcançado recordes consecutivos de produtividade. Em maio de 2024, o terminal movimentou 136.201 TEUs, o maior volume já registrado em um único mês. Em abril, a marca de meio milhão de TEUs foi atingida 42 dias antes em comparação a 2023.
No último ano, a TCP promoveu importantes investimentos em descarbonização, incluindo a conversão de dois guindastes RTGs, resultando em uma redução de 95% nas emissões de CO₂ e uma diminuição de 90% nos custos de manutenção. Além disso, adquiriu um ônibus elétrico com capacidade para 80 passageiros, utilizado para transportar colaboradores dentro do pátio de operações, garantindo zero emissões de poluentes.

Notícias do dia
-
Concessões e Licitações
Brasil terá primeira concessão hidroviária no Rio Paraguai; investimentos somam R$...
-
Concessões e Licitações
Governo prevê R$ 30 bilhões em concessões portuárias até 2026, afirma ministro Silvio...
-
Terminais
Tereos realiza maior embarque de açúcar de sua história no Tiplam, com destino à China
-
Portos
Porto do Rio de Janeiro lidera crescimento entre portos públicos no 1º semestre de 2025
-
Terminais
TCP atinge 1 milhão de TEUs em 2025
-
Logística
FM Logistic cresce 8,2% e totaliza receita de 1,86 bilhão de euros
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.