No Dia do Caminhoneiro, profissionais que atuam com transporte refrigerado têm boas perspectivas

Treinamentos e certificações podem ser um grande diferencial para o profissional que trabalha com cargas refrigeradas

No Dia do Caminhoneiro, celebrado em 30 de junho, o papel desses profissionais, sempre tão importantes na logística do Brasil, ganha ainda mais representatividade em meio à pandemia. São eles que também contribuem de forma direta com as cadeias essenciais, como a de alimentos, bebidas e medicamentos, abastecendo as diversas regiões do Brasil com produtos necessários para o dia a dia da população. Neste sentido, o transporte refrigerado oferece oportunidades de ampliar a atuação dos caminhoneiros no setor.

Apesar dos atuais equipamentos de refrigeração funcionarem de forma automatizada, o profissional deve se atentar para a temperatura do produto durante o trajeto e evitar possível obstrução ou limitação do fluxo de ar dentro do baú durante o carregamento. Cuidados em relação ao pré-resfriamento do baú, embalagem e acomodação correta dos produtos também devem ser tomados. Por ter que se atentar a tantos fatores, recomenda-se que o motorista que atua com o transporte refrigerado realize treinamentos periódicos sobre a cadeia do frio. Reconhecendo essa necessidade e importância, algumas empresas buscam manter seus profissionais atualizados nas novas tecnologias para o transporte refrigerado.

Para Rodrigo Beal, Gerente de serviços da Thermo King, empresa líder em soluções para controle de temperatura para o transporte, a capacitação do profissional nos treinamentos oferecidos pela empresa é fundamental para a garantir a integridade dos produtos transportados.

"O motorista de carga refrigerada precisa ter uma série de conhecimentos sobre práticas e cuidados com a carga. Este profissional não é apenas um motorista, e sim um mantenedor da qualidade dos produtos que transporta. Para reduzir os riscos de perdas, as empresas deveriam capacitar os funcionários por meio de treinamento. Atualmente, a Thermo King junto com a sua rede de concessionários autorizados, oferece uma série de treinamentos durante o ano que abordam fundamentos da refrigeração, manutenção preventiva e operação dos controladores, entre outros temas", completa.

Tendo em vista o protagonismo dos motoristas, é necessária a valorização destes profissionais e garantir que recebam todos os recursos necessários para realização de suas atividades.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.