Eneva, Scania e Virtu GNL Anunciam Parceria para Maior Corredor Verde de GNL no Brasil

A Eneva, Scania e Virtu GNL firmaram um contrato para a aquisição de caminhões a gás natural liquefeito (GNL), um importante passo para criar o maior corredor logístico rodoviário voltado para a redução de emissões de CO2, inicialmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. O acordo envolve a Eneva como fornecedora de GNL, a Scania como provedora da solução de transporte, e a Virtu GNL como fornecedora de serviços logísticos de descarbonização.

A parceria celebra a viabilização de corredores verdes no Brasil, substituindo caminhões movidos a diesel por GNL, promovendo uma redução de até 20% na intensidade de emissões de CO2 em comparação com o diesel tradicional. O contrato inclui a venda de 180 veículos, sendo 30 destinados à GNL Brasil, uma joint venture da Eneva com a Virtu, e os demais 150 adquiridos pela Virtu GNL. Este é o maior contrato de venda de caminhões a GNL já realizado na América Latina.

A Virtu GNL, especializada em transporte de gás natural liquefeito, inicia um projeto pioneiro para criar o maior corredor verde de GNL do Brasil, com investimento previsto de R$ 5,7 bilhões até 2030. O setor de transporte e logística é o terceiro maior emissor de gases de efeito estufa no Brasil, e a substituição do diesel pelo GNL é destacada como uma solução eficiente e sustentável.

Os caminhões Scania a GNL oferecem uma solução eficiente e sustentável para operações de longa distância, contribuindo para a redução de poluentes. O modelo inicial é o R 410, movido a GNL, com autonomia de mais de 700 km, e os veículos subsequentes serão do modelo R 460, ambos contribuindo para a eficiência energética e a transição para o transporte mais sustentável.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.