Hapag-Lloyd encomenda oito novos porta-contêineres movidos a metanol e reforça estratégia de descarbonização
A Hapag-Lloyd anunciou a assinatura de contrato com o estaleiro chinês CIMC Raffles para a construção de oito novos navios porta-contêineres, cada um com capacidade para 4.500 TEUs. As embarcações têm entrega prevista entre 2028 e 2029, em um investimento superior a US$ 500 milhões.
Os novos navios serão equipados com motores dual fuel de última geração, capazes de operar com metanol, tecnologia considerada um dos principais vetores da descarbonização no transporte marítimo. Segundo a companhia, as embarcações serão até 30% mais eficientes do que navios da mesma classe de gerações anteriores e poderão reduzir em até 350 mil toneladas anuais de CO₂ equivalente quando operando com metanol.
Este será o primeiro projeto de novas construções da Hapag-Lloyd utilizando propulsão sustentável a metanol, ampliando o portfólio de navios dual fuel da companhia. Atualmente, o armador já conta com 37 porta-contêineres movidos a GNL (gás natural liquefeito) — com possibilidade de uso de biometano — em operação ou em fase de planejamento.
A estratégia de transição energética vem sendo reforçada por outras iniciativas recentes. Em abril de 2024, a Hapag-Lloyd firmou acordo com a Seaspan Corporation para a conversão de cinco navios de 10.100 TEUs para propulsão dual fuel a metanol, com conclusão prevista entre 2026 e 2027. Já em novembro de 2024, a empresa anunciou contrato com a produtora chinesa de energia Goldwind para o fornecimento anual de 250 mil toneladas de metanol verde, composto por uma mistura de biometanol e e-metanol. Esse combustível deverá garantir redução mínima de 70% nas emissões de gases de efeito estufa, atendendo aos principais padrões e certificações de sustentabilidade vigentes.
Além das encomendas diretas, a Hapag-Lloyd também decidiu fretar, em contratos de longo prazo, outros 14 novos navios, distribuídos entre as classes de 1.800 TEUs (4 unidades), 3.500 TEUs (6 unidades) e 4.500 TEUs (4 unidades). Essas embarcações serão entregues entre 2027 e 2029. Com isso, conforme já divulgado anteriormente, a Hapag-Lloyd passa a investir em um total de 22 novos navios no segmento de até 5.000 TEUs.
Para o CEO da Hapag-Lloyd AG, Rolf Habben Jansen, a renovação da frota é um pilar central da estratégia da companhia. “A modernização contínua da nossa frota está no centro da Estratégia 2030. Esses novos navios vão substituir embarcações mais antigas, acelerar a descarbonização da frota e reduzir nossa dependência do mercado de afretamento. Além disso, operar navios com tecnologia de ponta também traz ganhos relevantes de eficiência de custos”, afirmou.
A Hapag-Lloyd reafirma seu compromisso de liderar a agenda de sustentabilidade no transporte marítimo de contêineres. A meta da companhia é reduzir em cerca de um terço as emissões absolutas de gases de efeito estufa das operações da frota até 2030, em comparação com 2022, e alcançar operações com emissões líquidas zero até 2045.
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