MOL e MES iniciarão estudo de combustível de Hidrogênio para equipamentos portuários

A MOL e a MES trabalharão juntas para avaliar uma célula de combustível de hidrogênio como substituta para um motor a diesel em um novo RTG híbrido.

As empresas trabalharão juntas para avaliar uma célula de combustível de hidrogênio como substituta para um motor a diesel em um novo RTG híbrido. Como parte do acordo, a MOL, assinou um contrato para um novo guindaste de pórtico com pneus de borracha (RTG) MES quase zero emissão (NZE), que será introduzido no guindaste de pátio de contêineres operado pela MOL Terminal Internacional de Contêineres de Kobe (KICT).

A MES lançou um RTG híbrido pela primeira vez em 2009 e, desde então, entregou mais de 270 unidades globalmente. O RTG híbrido usa um motor a diesel de 200 kW, em comparação com um RTG normal com um motor na faixa de 400-500 kW. O novo MES NZE RTG tem um motor diesel de aproximadamente 50 kW (dependendo dos requisitos) e uma bateria de íon de lítio maior.

O NZE RTG também oferece um caminho para emissões zero, pois o motor a diesel no grupo gerador pode ser substituído por uma célula de combustível de hidrogênio sem a necessidade de modificações em outros componentes do sistema de acionamento ou em quaisquer peças mecânicas.

“Tecnologias de emissão zero, como módulos de energia de célula de combustível de hidrogênio, estão avançando, mas o estabelecimento da infraestrutura necessária levará tempo”, disse MOL. Olhando para o futuro, “Shosen Koun decidiu introduzir o NZE RTG porque as especificações do motor tornam possível atingir zero emissões mudando a fonte de energia para uma unidade de energia de célula de combustível de hidrogênio (FC) em vez de gerador a diesel”.

KICT é a primeira instalação no Japão a adotar o NZE RTG, que deve ser lançado no final de maio de 2022. Neste estágio, não se sabe quando a máquina será convertida em uma célula de combustível de hidrogênio, mas a MES já disse que isso será testado em 2023.

Por ser uma máquina de emissão zero, um RTG com célula de combustível seria consistente com o conceito do Porto de Carbono Neutro (CNP), que é uma iniciativa do Ministério de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão com o objetivo de atingir a descarbonização em portos e portos. “O MOL Group está trabalhando em estreita colaboração com a Mitsui E&S Machinery para concretizar a conquista do CNP”, concluíram as empresas.

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