Cabotagem cresce 71% na TCP no primeiro semestre e reforça papel estratégico do modal

O Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) registrou um crescimento expressivo de 71% nas operações de cabotagem no primeiro semestre de 2025, em comparação ao mesmo período do ano anterior. No total, foram movimentados 44.714 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) entre janeiro e junho, frente aos 26.094 TEUs registrados no primeiro semestre de 2024.

Segundo Carolina Merkle Brown, gerente comercial de armadores e de inteligência de mercado da TCP, o desempenho reflete a crescente adesão dos clientes ao modal. “A cabotagem é uma solução logística sustentável, confiável e com custos competitivos. Desde o retorno desses serviços no primeiro bimestre de 2024, observamos maior demanda e volumes crescentes, comprovando a eficiência desse modal e sua integração à cadeia logística de importadores e exportadores”, afirma.

Entre os principais dados do semestre, destacam-se:

  • Importações: 21.714 TEUs
  • Transbordos: 17.603 TEUs
  • Exportações: 5.227 TEUs
  • Atracações de navios de cabotagem: 20 operações, com média superior a três escalas semanais

A TCP conta atualmente com dois serviços regulares de cabotagem, oferecendo maior previsibilidade e capacidade operacional às indústrias, exportadores e comerciantes do Paraná e de estados vizinhos.

Terminal de Paranaguá também bate recorde semestral de movimentação total

O crescimento da cabotagem faz parte de um desempenho ainda mais robusto do Terminal no semestre. De janeiro a junho, a TCP movimentou 803.041 TEUs, estabelecendo um novo recorde histórico e superando em 3% o volume do mesmo período de 2024, que foi de 780.460 TEUs.

Outro destaque foi o aumento nas operações com contêineres refrigerados (reefer), utilizados principalmente para carnes e produtos congelados, que chegaram a 69.290 unidades — alta de 7% em relação às 64.641 unidades do ano anterior.

O semestre também trouxe recorde no número de navios atracados no Terminal: foram 526 embarcações, entre operações de longo curso e cabotagem, 3% acima do total registrado no primeiro semestre de 2024.

Além disso, o transporte ferroviário apresentou resultados positivos, com 667 encostes de trens (alta de 9%) e 53.155 contêineres movimentados por ferrovia — 2.753 unidades a mais que no ano anterior.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.