Com 285 mil toneladas, VLI realiza movimentação mensal recorde de fertilizantes no Tiplam

Descarregamento realizado em setembro teve como destino regiões produtoras de GO, MG, MT e SP

A VLI realizou em setembro seu maior desembarque histórico mensal de cargas de importação de fertilizantes no Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam). As 285 mil toneladas descarregadas, oriundas de mercados como América do Norte, Oriente Médio e China, foram destinadas a importantes polos produtores do agronegócio brasileiro como Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso. A VLI é a maior transportadora de fertilizantes por ferrovia no país, respondendo por 90% dos fluxos de enxofre, rocha fosfáltica e amônia.

O Tiplam é a ponta de fluxos de importação e exportação do Corredor Sudeste da VLI, que passa por estados como Goiás, Minas Gerais e São Paulo. Visando maximizar este potencial operacional, a companhia concluiu, em maio, o aumento do calado dos berços do terminal, credenciando-o a operar embarcações de maior porte. Um dos resultados disso foi a operação recente do maior volume de insumos para fertilizantes da história do terminal em um só navio, com 72,6 mil toneladas.

"Mais que um registro numérico, a movimentação recorde de insumos para fertilizantes no Tiplam ilustra nosso foco ao atendimento aos clientes do segmento e a contribuição da companhia ao agronegócio brasileiro, em todas as fases do processo: do plantio à exportação, uma vez que movimentamos grãos em todos os nossos corredores logísticos. Continuamos focados em segurança e na excelência operacional, para conseguir resultados cada vez mais positivos e gerar valor ao negócio dos nossos clientes", afirma o gerente-geral Comercial de Grãos e Fertilizantes da VLI, Gabriel Fonseca.

Além do Corredor Sudeste, a VLI transporta insumos para fertilizantes em outros dois importantes corredores logísticos: o Leste, que liga o Triângulo Mineiro ao sistema portuário do Espírito Santo, por meio da Ferrovia Centro-Atlântica, controlada pela companhia, e a Estrada de Ferro Vitória a Minas, onde a VLI passa por processo de transição para a operação como Agente Transportador Ferroviário de Cargas (ATF-C); e o Norte, que liga o Tocantins aos portos de São Luís (MA), por meio do tramo Norte da Ferrovia Norte-Sul, também controlado pela VLI, e a Estrada de Ferro Carajás, por onde as composições da companhia trafegam por direito de passagem.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.