Terminal de Contêineres de Paranaguá impulsiona cabotagem e registra crescimento na movimentação ferroviária
O Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) está expandindo suas operações de cabotagem, registrando um notável aumento na movimentação de contêineres pelo modal ferroviário.
A recente incorporação de dois serviços semanais de cabotagem pela TCP, no primeiro bimestre de 2024, destaca o compromisso da empresa com soluções logísticas mais sustentáveis e eficientes. Carolina Merkle Brown, gerente comercial de armadores da TCP, ressalta que a cabotagem não apenas reduz os custos logísticos e aumenta a segurança do transporte de cargas, mas também alivia o impacto ambiental e desafoga as estradas brasileiras.
A cabotagem, que conecta portos dentro do mesmo país, surge como uma alternativa crucial para diminuir a dependência do modal rodoviário, que atualmente representa a maioria do transporte de cargas no Brasil. Carolina destaca que a movimentação de cargas via cabotagem resulta em menos veículos cruzando as rodovias, reduzindo significativamente as emissões de gases de efeito estufa e melhorando a segurança do transporte.
Além do impulso na cabotagem, a TCP também comemora um aumento de 9% na movimentação de contêineres pelo modal ferroviário no primeiro trimestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Rafael Stein, gerente institucional e jurídico da TCP, enfatiza que a estratégia de fomentar o transporte ferroviário está alinhada às tendências do mercado, oferecendo uma opção mais eficiente e sustentável.
Para tornar as operações ferroviárias ainda mais sustentáveis, a TCP concluiu a eletrificação de seus guindastes pórticos, resultando em uma redução significativa nas emissões de gás carbônico. Atualmente, o Terminal é o único no sul do país com acesso direto da malha ferroviária à área alfandegada, destacando seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade no setor portuário brasileiro.

Notícias do dia
-
Concessões e Licitações
Brasil terá primeira concessão hidroviária no Rio Paraguai; investimentos somam R$...
-
Concessões e Licitações
Governo prevê R$ 30 bilhões em concessões portuárias até 2026, afirma ministro Silvio...
-
Terminais
Tereos realiza maior embarque de açúcar de sua história no Tiplam, com destino à China
-
Portos
Porto do Rio de Janeiro lidera crescimento entre portos públicos no 1º semestre de 2025
-
Terminais
TCP atinge 1 milhão de TEUs em 2025
-
Logística
FM Logistic cresce 8,2% e totaliza receita de 1,86 bilhão de euros
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.