APM Terminals em Pecém registra maior movimentação de contêineres em 22 anos
Em outubro, o terminal atingiu 70.456 TEUs, impulsionado pela safra de frutas rumo à Europa, avanço da cabotagem e aumento do volume para os Estados Unidos
A APM Terminals Pecém (CE) atingiu um marco histórico em outubro, com a movimentação de 70.456 TEUs, o maior volume mensal em 22 anos de operação. O resultado representa um crescimento de 34,3% em relação a outubro de 2024, quando foram registrados 52.465 TEUs. Com o recorde no mês, o terminal também superou o total movimentado em todo o ano de 2024, que foi de 555.350 TEUs, e já alcança 562.541 TEUs acumulados em 2025, com ainda dois meses restantes para o fechamento do ano.
Os volumes de carga refrigerada (reefer) apresentaram aumento expressivo, com destaque para rota que atende os Estados Unidos, que cresceu 54% em relação ao ano anterior, superando inclusive o volume total destinado à Europa. Já a rota que conecta Pecém ao norte da Europa registrou alta de 39%. A cabotagem também apresentou, em Pecém, um forte crescimento de 15% durante o ano.
A APM Terminals Pecém reforçou sua posição como um hub para o Nordeste e Norte durante 2025, conectando os serviços de longo curso com os serviços de cabotagem para o feedering. Isso ocorreu especialmente com o avanço do serviço Santana, da MSC, responsável por trazer cargas da Ásia para transbordo em Pecém, com destino principalmente a Manaus. Esse serviço e seus feeders conectados devem atingir cerca de 50 mil movimentos adicionais no acumulado do ano, considerando a projeção para o fechamento de 2025, em relação ao total do ano passado.
“A APM Terminals vem ampliando a presença do Ceará nas principais rotas de comércio internacional, impulsionando o estado como um polo logístico em expansão. Esse recorde reflete o nosso compromisso em operar de forma cada vez mais eficiente, segura e sustentável. É resultado de um processo contínuo de modernização e, principalmente, do empenho de uma equipe comprometida que faz o terminal acontecer no dia a dia”, afirma Daniel Rose, diretor-presidente da APM Terminals Suape e Pecém.
Além do impacto direto no comércio exterior, o aumento das operações tem impulsionado a geração de empregos na região, com oportunidades nas áreas de armazenagem, transporte, serviços portuários e logística integrada.
“Superar em outubro todo o volume movimentado no ano anterior é mais do que um recorde, é a prova de que o Porto do Pecém está se consolidando como o novo eixo de conexão entre o Brasil e o mundo. Esse resultado reflete a força de um time comprometido, o sucesso das parcerias estratégicas e a visão de futuro que guia cada investimento no Complexo do Pecém. Estamos construindo, dia após dia, um porto cada vez mais moderno, competitivo e essencial para o desenvolvimento do Ceará e do país”, destaca Max Quintino, presidente do Complexo do Pecém.
Notícias do dia
-
Portos
Consórcio CCGC vence leilão e vai investir R$ 1,22 bilhão no canal de acesso do Porto...
-
Logística
Brado movimenta 130 mil toneladas de bens de consumo e industriais com logística...
-
Logística
Com 285 mil toneladas, VLI realiza movimentação mensal recorde de fertilizantes no Tiplam
-
Logística
Expansão logística reforça integração entre regiões do Brasil
-
Logística
AFRMM avança como política pública estratégica para o futuro da logística, da economia...
-
Portos
Ministério de Portos e Aeroportos e ANTAQ realizam leilão na B3 para arrendamento de...
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.