Mais uma vez, suspenso
Leilão de Santarém (PA) ainda precisa de ajustes no edital, segundo ministério
O Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil havia confirmado na sexta-feira (03) o o leilão de arrendamento de área para fertilizantes do porto de Santarém, no Pará, para 10/06/2016. Em nota publicada no portal do governo nesta quarta-feira, no entanto, a autoridade suspendeu mais uma vez o certame, justificando, para tal, que “segue o mesmo critério adotado para o adiamento de outros cinco terminais de granéis sólidos em Barcarena, Santarém e Outeiro, no mesmo Estado”. Segundo o ministério, os editais ainda deverão ter a modelagem ajustada, com o objetivo de de melhor atender à demanda atual.
A grande aposta do Brasil na região no chamado ArcoNorte seria desenvolver o escoamento de grãos como alternativa ao fluxo de cargas hoje sobrecarregado nos portos do Sudeste. No entanto, as áreas ainda apresentam alguns problemas de infraestrutura, como falta de conclusão das linhas ferroviárias de acesso, falta de segurança no percurso e propostas leoninas por parte do governo, sem atrativos para o investidor.
Além disso, de acordo com especialistas, a pouca operação que acontece na região hoje em dia é realizada por TUPs, Teminais de Uso Privado, que teriam muito mais condições de se desenvolver, deixando os possíveis arrendatários em más condições de competir.

Notícias do dia
-
Concessões e Licitações
Brasil terá primeira concessão hidroviária no Rio Paraguai; investimentos somam R$...
-
Concessões e Licitações
Governo prevê R$ 30 bilhões em concessões portuárias até 2026, afirma ministro Silvio...
-
Terminais
Tereos realiza maior embarque de açúcar de sua história no Tiplam, com destino à China
-
Portos
Porto do Rio de Janeiro lidera crescimento entre portos públicos no 1º semestre de 2025
-
Terminais
TCP atinge 1 milhão de TEUs em 2025
-
Logística
FM Logistic cresce 8,2% e totaliza receita de 1,86 bilhão de euros
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.