9% classificam economia como boa, segundo Ipsos

Apesar de melhora, Brasil ainda mantém última posição em ranking econômico: a menor taxa em 25 países

A percepção dos brasileiros sobre a economia melhorou dois pontos percentuais em outubro, fechando o mês em 9%. A alta, porém, não foi o suficiente para tirar o Brasil da última posição num ranking de 25 países presente no levantamento The Economic Pulse of the World, realizado pela Ipsos mensalmente com 18.064 pessoas.

Desde setembro de 2015, a percepção econômica no Brasil não alcança a marca dos 10%, com exceção de agosto de 2016, mês de definição do processo de impeachment, quando 12% dos entrevistados classificaram a situação econômica atual do país como boa. No mês seguinte, o resultado retraiu e fechou setembro em 7%. A margem de erro é de 3.1 pontos percentuais.

O resultado brasileiro é distante da média global de 41% e destoa da taxa dos três países no topo do ranking. Lidera o levantamento a Índia, com 82% dos entrevistados que classificam a situação econômica indiana como boa, seguida por Arábia Saudita (80%) e China (76%).

Apesar do baixo percentual, a expectativa dos brasileiros para a situação econômica local é uma das mais otimistas do ranking. Para 59% dos entrevistados do país, a economia de sua região estará melhor nos próximos seis meses. O resultado é estável no comparado com setembro. Lidera o ranking da expectativa as Filipinas, com 68% dos entrevistados que dizem que a economia local estará mais forte nos próximos meses, seguida por Índia (62%) e Peru (60%). O Brasil está em quarto lugar.

Entre as regiões pesquisadas, a América do Norte tem a maior taxa dos que classificam a sua situação econômica atual como boa, com 51% dos entrevistados que acreditam nessa premissa. A região é seguida por Oriente Médio e África (50%), Ásia-Pacífico (48%), Europa (35%) e, por último, América Latina (28%). Já no quesito expectativa para os próximos seis meses, lidera o ranking a América Latina (49%), seguida por Oriente Médio e África (30%), América do Norte (23%) e Europa (11%).

O levantamento The Economic Pulse of the World é realizado pela Ipsos mensalmente na África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Hungria, Índia, Israel, Itália, Japão, México, Peru, Polônia, Rússia, Suécia e Turquia. A tomada mais recente do estudo foi feita entre 23 de setembro e 7 de outubro.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.